Publicado 07/02/2025 12:27
Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou nesta quinta-feira, dia 6, a primeira ação do Projeto Integrare de 2025, uma iniciativa voltada para a integração de serviços e secretarias com o objetivo de promover a identificação, o acolhimento e o atendimento à população em situação de rua.
PublicidadeDurante toda a manhã, equipes do Centro Pop, da Abordagem Social e do Departamento de Proteção Especial (DPES) estiveram na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, oferecendo um café da manhã para a população em situação de rua e realizando diversos serviços, como o encaminhamento para a segunda via de documentos, orientações sobre serviços socioassistenciais e muito mais.
A ação contou com a colaboração das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred). A SMS, por meio do programa Consultório na Rua (CnaR), levou o acolhimento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), além de realizar aferição de pressão arterial, testes rápidos e orientações. A SMAPD também esteve presente com sua equipe, promovendo apoio psicológico e social.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou a importância do projeto para o acolhimento efetivo desse público.
“Criamos o Integrare para promover a integração entre as diversas secretarias municipais e proporcionar um atendimento integral à população em situação de rua. Ao reunir tantos serviços em um único local, conseguimos garantir um atendimento mais completo e humanizado”, afirmou.
A coordenadora do Serviço de Abordagem Social, Hosana Dias Cândido Lourenço, também ressaltou a importância da ação para a população em situação de rua.
“Esse tipo de atendimento é fundamental para promover a reintegração dessas pessoas à sociedade, oferecendo a elas a oportunidade de acessar serviços essenciais que, muitas vezes, não conhecem ou não têm acesso. Estamos aqui para ouvir, orientar e, acima de tudo, acolher”, comentou Hosana.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.