Publicado 09/04/2025 12:17
Volta Redonda - A Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) de Volta Redonda marcou a aula inaugural do “Passaporte Universitário” para o próximo dia 15 de abril, terça-feira. O projeto é um curso pré-Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), gratuito, voltado para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino do município.
PublicidadeO curso extensivo terá seis meses de duração, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h45, no Colégio Professora Delce Horta, no Aterrado. O projeto contará com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que disponibilizará a Patrulha Escolar no início e no fim das aulas.
O pré-Enem da Sejuv também conta com a parceria das secretarias municipais de Educação (SME), de Assistência Social (Smas) e de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU); da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda); e da Fundação Beatriz Gama (FBG).
"O ‘Passaporte Universitário’ é um projeto essencial para os jovens de Volta Redonda, oferecendo não apenas conhecimento, mas também suporte e motivação para a jornada até o Enem. Nosso desejo é que, ao longo desses meses de curso, os professores sejam verdadeiros guias, ajudando cada aluno de forma individualizada, entendendo suas dificuldades e potencializando seus pontos fortes. Mais do que uma preparação acadêmica, queremos oferecer um acompanhamento próximo, tornando esse caminho mais acessível e transformador para todos", falou o secretário de Juventude de Volta Redonda, Munir Filho.
Lista de selecionados
A Sejuv já divulgou os nomes dos estudantes selecionados para participar do “Passaporte Universitário”. A listagem está publicada no link https://www2.voltaredonda.rj.gov.br/servicos/licitacao/arquivos/ed13500000010122025.pdf?v=b9e063d64e226e571a50403d90e3f9ea.
Entre os inscritos, 60 foram selecionados por sorteio para ocupar as vagas disponíveis, e ainda há uma lista de espera com 70 nomes para o caso de desistência. Quase 150 estudantes se candidataram para participar do “Passaporte Universitário”, mas algumas inscrições foram indeferidas, a maioria por serem estudantes de fora de Volta Redonda.
Equipe de apoio e material
A equipe da Sejuv fez reunião, no dia 1º de abril, com os professores do projeto, que são de diversas instituições de ensino em parceria com o poder público. Fazem parte do grupo professores da Fevre; do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro); da UFF (Universidade Federal Fluminense); e da KNM Idiomas. A reunião teve o intuito de alinhar os últimos detalhes da preparação do “Passaporte Universitário” e fazer a ambientação da equipe. Vale destacar, ainda, que a iniciativa vai oferecer material didático e suporte para os estudantes. 4
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.