Publicado 29/04/2025 15:34
Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda fez a doação de 83 livros em língua francesa para o Colégio Estadual Piauí Brasil-França, que funciona no bairro Ponte Alta, nessa segunda-feira, dia 28. A iniciativa é mais uma ação do programa de incentivo à leitura da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e aconteceu na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.
PublicidadeO secretário de Cultura do município, Anderson de Souza, explicou que as obras foram doadas ao acervo da biblioteca pela embaixada da França no Brasil durante a Semana da Língua Francesa em Volta Redonda, em outubro de 2022. “São obras raras e livros didáticos que serão melhor aproveitados pelos alunos da escola”, falou.
“Essa doação é mais uma ação de incentivo à leitura da Secretaria Municipal de Cultura. Já fizemos doações para a biblioteca da Deam (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher) e unidades do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) em Volta Redonda, e criamos a Biblioteca Sobre Rodas, que promove troca e distribui livros pelos bairros da cidade”, citou Anderson de Souza, lembrando que a entrega ao Colégio Estadual Piauí Brasil-França foi intermediada pelo deputado estadual Munir Neto.
O deputado Munir esteve no colégio como parte das ações do mandato na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e recebeu o pedido da direção da unidade.
“A Fernanda (diretora do Colégio Brasil-França em Volta Redonda, Fernanda da Silva Coelho Terra) fez a solicitação para que pudesse montar e enriquecer a biblioteca da escola. E como essa é a única unidade bilíngue da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro, imediatamente levei o pedido ao secretário de Cultura”, contou Munir.
A diretora Fernanda da Silva Coelho Terra foi, pessoalmente, junto com cinco alunos, buscar os exemplares na Biblioteca Municipal. Ela fez questão de agradecer e reforçar a importância das obras em francês para a unidade.
“O Colégio Estadual Piauí Brasil-França é uma unidade de ensino intercultural, vocacionada ao idioma francês e possuía poucos exemplares escritos no idioma. Portanto, receber essa doação da Secretaria Municipal de Cultura foi excelente. Os nossos alunos, através da leitura, podem ampliar a compreensão da língua, desenvolver habilidades essenciais de linguagem, como vocabulário, gramática, interpretação e expressão. Ao ler, entramos em contato com diferentes estruturas linguísticas, estilos de escrita e formas de argumentação, o que amplia nossa capacidade de entender e usar a língua de forma mais eficiente”, falou Fernanda.
Também participaram da cerimônia de entrega dos livros, na Biblioteca Municipal, o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai; o deputado federal Aureo Ribeiro, que é da Comissão de Cultura da Câmara, e aproveitou para conhecer a estrutura da biblioteca e a Biblioteca Sobre Rodas; além de representantes de entidades culturais como a Fundação CSN e o Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva).
Escola Intercultural Brasil-França
A implantação da escola pública bilíngue em Volta Redonda aconteceu por meio de acordo de cooperação assinado pelo prefeito Antonio Francisco Neto, com as presenças do cônsul-geral da França no Rio, Gérard Maréchal; o adido de cooperação para a língua francesa do Consulado Geral da França no Rio, Serge Borg; e representantes das secretarias de Estado de Educação (Seeduc), Municipal de Educação (SME) e Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) em 2022. E a escola começou a funcionar para o ano letivo de 2023.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.