Publicado 03/07/2025 12:22
Volta Redonda - Como parte das comemorações pelos 71 anos de Volta Redonda, o projeto “Volta Redonda Cidade da Música” promove uma programação especial com concertos gratuitos que valorizam jovens talentos da rede pública de ensino. As apresentações acontecem de 12 a 18 de julho e incluem um importante compromisso nacional: um concerto na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, em homenagem aos 80 anos da Academia Brasileira de Música (ABM).
PublicidadeA agenda tem início no sábado, dia 12, às 19h, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no bairro Laranjal, com a apresentação da Orquestra de Cordas e do Coro Infantojuvenil de Volta Redonda. Na quarta-feira, dia 16, também às 19h, sobem ao palco a Banda de Concerto, a Banda Marcial e o Coro Infantojuvenil.
Já no dia 17, quinta-feira, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda representará o município no tradicional palco da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, integrando a Série Brasilianas 2025 da ABM. A regência será da maestrina Sarah Higino, que comentou a relevância do convite.
“Receber o convite para que nossa Orquestra de Cordas participe das comemorações dos 80 anos da Academia Brasileira de Música é uma honra para nós, para nossos músicos e para toda a cena musical da nossa cidade. A ABM, que há décadas reúne os grandes nomes da composição brasileira, representa uma história viva da música de concerto no país.”
Ela também ressaltou o caráter artístico e formativo da participação. “Fazer parte da Série Brasilianas 2025, ao lado de instituições como a Orquestra de Sopros e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a Orquestra Sinfônica Nacional e tantos músicos talentosos, é um reconhecimento que nos enche de orgulho e responsabilidade. Serão quatro concertos dedicados a obras de acadêmicos vivos, além de justas homenagens àqueles que já partiram. Para nossos jovens músicos, interpretar compositores como Ernest Mahle, Jorge Antunes, Raul do Valle, Ilsa Nogueira, Rodrigo Cicchielli e Ernani Aguiar é uma oportunidade única de diálogo com a tradição e a atualidade da música brasileira de concerto.”
Encerrando a programação, na sexta-feira, dia 18, às 18h, a sede do projeto, no bairro Vila Mury, recebe uma masterclasse e recital com o Quarteto de Trombones Gilberto Galliard, promovendo intercâmbio artístico e formação continuada para os jovens músicos.
Sobre o projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’
Mantido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), o projeto “Volta Redonda Cidade da Música” beneficia mais de quatro mil jovens músicos da rede municipal.
Criado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, o projeto conta com diversas formações musicais, entre elas: Orquestra de Cordas, Banda Mini, Banda de Metais, Banda de Concerto, Coro Infantojuvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos e Orquestra de Violoncelos. Mais do que ensinar música, a iniciativa promove transformação social e cultural por meio de uma formação artística de excelência.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.