Publicado 23/07/2025 11:32 | Atualizado 23/07/2025 11:38
Volta Redonda - Estão abertas as inscrições para o Mbongi- Formação em Produção Cultural Para Terreiros, promovido pelo Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), em parceria com a Comissão de Terreiros Mojubá e Mandume Cultural. O curso gratuito é destinado para terreiros de Volta Redonda (RJ), com o objetivo de formar agentes culturais fortalecendo e valorizando os saberes das comunidades tradicionais e possibilitando a inserção nas políticas públicas de incentivo à cultura. O formulário para inscrição está disponível no link https://forms.gle/2dqbf2Jusr3AA9y29
PublicidadeCom carga horária de 24 horas, dividida em seis encontros, a formação oferece 50 vagas para representantes de terreiros de matrizes afro-indígenas do município. Os temas das aulas e oficinas práticas ministradas por especialistas serão: elaboração de projetos, experiências de produção cultural, patrimonial e artística em outros terreiros, prestação de contas, acessibilidade cultural e comunicação para projetos culturais.
De acordo com Pai Sid Soares, pai pequeno do CENSG e produtor cultural, além da formação técnica, o Mbongi busca capacitar multiplicadores dos conhecimentos dos povos tradicionais por meio do acesso a políticas de fomento à cultura.
“Mbongi é um conceito fundamental do povo kongo que simboliza o lugar da fala, do debate, da escuta coletiva e da decisão comunitária. A proposta do curso é oferecer um espaço circular entre saberes e ações. Valorizar as práticas dos povos negros e originários por meio do acesso às políticas públicas, como leis de incentivo à cultura, é reconhecer a importância desses povos na formação da identidade brasileira”, destaca Pai Sid Soares.
As aulas, que acontecerão aos sábados, têm início no dia 09 de agosto, no Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, localizado na Estrada Nossa Senhora da União, Rua B, nº 25, Retiro- Volta Resonda. Ao final do curso, os participantes serão convidados a elaborarem um projeto piloto aplicado em seus próprios territórios, fortalecendo a cultura e os saberes dos terreiros por meio da possibilidade de inserção nas políticas públicas de incentivo à cultura do estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 01 de agosto.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.