Publicado 24/07/2025 17:02
Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), realizou nesta quinta-feira, dia 24, uma importante ação de apoio às pessoas com deficiência visual do município. Um grupo de beneficiários foi transportado gratuitamente até o posto da RioCard em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para a revalidação, unificação ou substituição do cartão do Vale Social.
PublicidadeA iniciativa foi motivada pela recente mudança no sistema de bilhetagem eletrônica dos transportes intermunicipais no estado do Rio de Janeiro, que passou a ser operado de forma unificada pelo sistema RioCard. Com isso, todos os usuários do Vale Social precisam realizar presencialmente a atualização do cartão. Quem não fizer a revalidação pode ter o benefício suspenso, já que os cartões antigos não são mais aceitos nos validadores de ônibus, trens, metrôs e barcas.
Embora a gestão do Vale Social seja de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Volta Redonda tomou a iniciativa de organizar o transporte e oferecer o suporte necessário aos cidadãos que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para se deslocar até outras cidades.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, ressalta que o compromisso da administração municipal é com a autonomia, a mobilidade e o respeito às Pessoas com Deficiência (PCDs).
“Sabemos que esse processo de revalidação pode ser complexo para muitos, por isso a Prefeitura decidiu agir de forma direta para garantir que nenhum beneficiário fique sem acesso ao transporte por falta de informação ou apoio”, destacou o secretário.
A SMPD reforça que pessoas com deficiência que ainda não realizaram a atualização do cartão devem entrar em contato com a central de atendimento da RioCard, pelo telefone (21) 2127-4000, para verificar a situação do benefício e quais documentos são necessários para revalidação, unificação ou emissão da segunda via.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.