Publicado 19/11/2025 15:31
Volta Redonda - O município de Volta Redonda recebe mais uma edição do Festival de Curimba do Sul Fluminense, que acontece neste domingo (23), no Memorial Zumbi. O evento gratuito, realizado pelo Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), reúne 11 terreiros para uma competição de composição de pontos e cantigas de Umbanda. A 8ª edição, que tem como tema “Zé Pelintra — do Catimbó à Lapa”, apresenta artistas renomados na musicalidade de religiões de matrizes africanas como a cantora Glória Bonfim, o Mestre Sapopemba, Thuan, Pedro Lima, além de artistas locais como DJ Josafá e o grupo A Voz da Cabaça, composto por filhas(os) do CENSG.
PublicidadeOs portões do Memorial Zumbi serão abertos ao público às 10h com o Mercado das Marias reunindo dezenas de expositoras(es) de variados nichos da produção artesanal e economia criativa. As apresentações musicais começam a partir das 14h, com artistas convidados e terreiros que concorrem às categorias: tema livre, tema especial, melhor intérprete e melhor torcida.
Sid Soares, pai pequeno do CENSG e produtor cultural, destaca os diferenciais desta edição do evento, encerrando a IV Semana do Povo Preto, que contou com cinco atividades como exposição fotográfica, oficina de palhaçaria de Folia de Reis, exibição de audiovisual e palestra sobre empreendedorismo negro, realizadas no Centro Espírita Nossa Senhora da Guia.
“Esta edição traz a força de um dos encantados mais populares do país, resgatando as raízes de Zé Pelintra, mestre do Catimbó que veio de Alagoas para Lapa trazendo todo o seu conhecimento em medicina ancestral. Resgatar essa história é resgatar a nossa brasilidade, as origens do nosso povo. Estamos muito felizes com a participação de terreiros aqui da região e de outros estados como Minas e Goiás. Preparamos tudo com muito carinho para receber o público neste domingo para uma celebração de fé, negritude, respeito, cultura e democracia religiosa”, afirmou Pai Sid Soares, idealizador do evento.
Confira a programação:
10h- Abertura dos portões com o Mercado das Marias
14h- Apresentação A Voz da Cabaça (CENSG)
14h30- Thuan
14h50- Apresentações da categoria Tema Livre
16h40- Mestre Sapopemba
17h- Apresentações categoria Tema Especial
18h50- DJ Josafá
19h20- Glória Bonfim
20h- Divulgação dos vencedores do Festival
A realização do 8º Festival de Curimba do Sul Fluminense conta com a parceria da Fundação CSN, Associação LIA (Laboratório de Inovação Aplicada), Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda (CMPCVR).
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.