Publicado 25/11/2025 11:44
Volta Redonda - A educação pública municipal de Volta Redonda conquistou o primeiro e segundo lugares em duas categorias do II Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura – Etapa Estadual, realizado nessa segunda-feira (24) em um colégio no bairro Cosme Velho, no município do Rio de Janeiro, reunindo redes de ensino de todo o estado. Dentre os 92 municípios do Rio, Volta Redonda ficou em primeiro na categoria Alfabetização e em segundo na categoria Recomposição das Aprendizagens.
PublicidadeA prática de alfabetização premiada foi realizada pela professora Aline Aparecida de Oliveira dos Santos, da Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior, autora do relato “Leitura que Encanta: Entre Laços e Letras”. A professora Patrícia da Silva Nascimento Rodrigues, da Escola Municipal Professor Waldyr Amaral Bedê, autora do relato “Toda quarta é diferente: um passeio por estações” conquistou o segundo lugar na categoria Recomposição das Aprendizagens.
Durante a cerimônia de premiação, o secretário municipal de Educação, professor Osvaldir Geraldo Denadai, destacou que o desempenho de Volta Redonda demonstra o compromisso das escolas, especialmente nas áreas de alfabetização e recomposição das aprendizagens.
“Esses resultados evidenciam que o município avançou na construção de processos pedagógicos consistentes, sustentados por diagnóstico, acompanhamento contínuo e práticas fundamentadas. As professoras premiadas e as escolas que integram esses resultados demonstram a força de um trabalho intencional e comprometido. O mérito alcançado reflete a seriedade com que essas profissionais e suas unidades escolares conduzem o processo de ensino-aprendizagem”, afirmou o secretário.
A cidade já havia conquistado a Etapa Regional, destacando-se entre 12 municípios da região Sul Fluminense. Na ocasião, conquistou o 1º lugar nas duas categorias (Alfabetização e Recomposição das Aprendizagens) do Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura, que é referência nacional no fortalecimento de políticas de alfabetização, valoriza iniciativas que apresentam resultados expressivos e práticas pedagógicas efetivas.
Investimento que dá resultado
De acordo com o Departamento Pedagógico da SME, conquistas como essas são fruto de um movimento contínuo de estudo, análise e organização das práticas de ensino, e o desempenho apresentado no prêmio evidencia a consolidação de processos que vêm sendo estruturados ao longo de anos, sempre com foco na aprendizagem e no fortalecimento das ações pedagógicas da rede.
O secretário Osvaldir reforça o compromisso do governo municipal de seguir investindo na qualificação das práticas docentes e na ampliação de estratégias que contribuam para o avanço dos estudantes em todas as etapas de escolaridade.
“Esses resultados reafirmam a consistência das ações pedagógicas desenvolvidas ao longo de anos pelas unidades escolares de Volta Redonda em consonância com as orientações e formações pedagógicas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação”, detalhou Osvaldir.
Na premiação estiveram presentes as professoras Monique Moura Ribeiro dos Santos, da Escola Municipal João Haasis, e Bruna Valeria Feder, das escolas municipais Miguel Couto Filho e Profª. Antonietta Motta Bastos, que conquistaram o 2° lugar na Etapa Municipal do Prêmio Professora Maria Aparecida Silva Ferreira. Além da professora Valeria de Souza Mattos, da E. M. Waldyr Amaral Bedê, que conquistou, no ano passado, o primeiro lugar no Prêmio Professora Maria Aparecida Silva Ferreira.
Também participaram representantes do Departamento Pedagógico da SME: Patrícia Rodrigues Vidal, diretora do Departamento Pedagógico; Shirley Viviane Teixeira dos Santos Faria, chefe de Seção de Anos Iniciais; Gisele Paz de Lima, articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Implementadora Municipal de Alfabetização. Além das implementadoras dos Anos Iniciais: Luiná Silveira de Moraes, Danielle Malta Fernandes, Eulina Carolina Sayão de Souza Lima, Márcia de Oliveira Almeida e Eliana Sessa Moura.
Ainda estiveram presentes na cerimônia outros profissionais de unidades escolares da rede municipal: Patrícia Cristina Paneto da Silva, diretora da Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Junior; e Wellerson de Almeida Barboza, supervisor educacional da E. M. Waldyr Amaral Bedê.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.