Por lucas.cardoso
Rio - O ano de 2017 é de mudanças radicais para a Fiat, que já retirou do seu site os modelos Bravo, Freemont, Idea, Linea e o Doblò Cargo. O fim da produção deles (e a importação do Freemont) aconteceu ainda no ano passado, mas se manteve disponível para venda até dezembro último em razão do que havia no estoque.
Todos eles, convenhamos, eram apenas participantes dos seus respectivos segmentos, sem ocupar em nenhum momento uma posição de destaque. Nesta lista, o Doblò Cargo é de 2001, o Idea de 2005, o Linea de 2007, o Bravo de 2008 e o Freemont de 2011. Todos saem de cena sem deixar substituto, porém a demanda pelo Doblò Cargo pode ser atendida pelo Fiorino.
Todos os modelos serão descontinuados e não terão substitutos diretosMontagem de divulgação

Também já está fora da gama, desde o ano passado, o Siena EL, que era fabricado na Argentina. Ainda sobrevivem o Palio Fire, que é direcionado mais para frotistas, e o wagon Weekend, sem razão diante dos SUVs.

PRÓXIMO PASSO

Para este semestre, a Fiat está concluindo o “projeto X6H”, um inédito compacto premium que pode pôr fim ao Punto (que já perdeu as versões Sporting e T-Jet na linha 2017), e talvez o Palio também. A novidade terá elementos inspirados do novo Tipo europeu combinado com materiais que já encontramos aqui em Uno e Toro. Claro que haverá exclusividades no novo modelo.

Publicidade
Nada ainda está confirmado, mas os motores do novo hatch premium devem o ser o novo 1.3 FireFly, disponível para as versões superiores do Uno, além do velho 1.8 eTorq, na sua última recalibração, com 139 cv no etanol e sem tanquinho de partida a frio. A transmissão deve ser a automática de seis velocidades encontrada em Renegade e Toro.
Este compacto premium ainda deve gerar uma versão sedã, o “X6S”, que virá da Argentina, para ocupar o lugar do Grand Siena. O hatch premium sairá da fábrica em Betim (MG). Para a dupla, estão cogitados equipamentos de segurança como controles de tração e estabilidade e assistente para partida em rampa.