Vista aérea mostra uma área inundada de Capela de Santana, no estado do Rio Grande do SulAFP

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 700 mil pessoas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado. Dos 497 municípios, pelo menos 330 já sofreram alguma consequência dos temporais que atingem a região desde o início da semana.
A Defesa Civil confirma a morte de 66 pessoas e informa que ainda há seis em investigação. Neste sábado, a Defesa Civil passou a divulgar as mortes confirmadas em decorrência dos temporais e as em investigação para determinação da causa. Os municípios com mais óbitos são Gramado (6) e Santa Maria (6).
Até o momento, há 155 feridos e 101 cidadãos desaparecidos. Em todo o estado, há 80 mil desalojados em 15 mil pessoas em abrigos.
Pelo menos 418,2 mil pontos estão sem energia elétrica. Há ainda 1 milhão de domicílios sem abastecimento de água (34% do total), segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Os municípios também estão com dificuldade de acesso a telefonia e dados móveis. De acordo com as operadoras, 90 cidades estão sem serviços da TIM, 43 sem os serviços da Vivo e 53 municípios não conseguem acesso pela Claro.