Rio - Por essa, Amélia (Bianca Bin) e Mundo (Domingos Montagner) não esperavam. Em ‘Joia Rara’, sexta-feira, serão presos e acusados de comunistas. Tudo começa quando a mocinha vai à casa de Fabrício (Ricardo Pereira), ajudar Gaia (Ana Cecília Costa) a dar à luz. Só que lá estão reunidos os integrantes do partido.
A notícia chega ao vilão, Ernest (José de Abreu), que, para se livrar de Mundo e ficar com o caminho livre para conquistar Iolanda (Carolina Dieckmann), chama Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e, juntos, denunciam o encontro à polícia. Assim, Ernest resolve outro problema: afasta Amélia de seu filho, Franz (Bruno Gagliasso).
Na cadeia, Amélia jura inocência. Franz acredita até surgirem provas plantadas por Ernest. Se sentindo traído, o mocinho se afasta de seu grande amor e a filha, Pérola (Mel Maia), é criada por ele e pelo avô. Sílvia (Nathalia Dill) se aproxima, faz juras de amor a Franz e propõe ajudá-lo na criação da menina. Mesmo sem amá-la, o rapaz se casa com ela em Montevidéu.
Amélia receberá visitas de Pérola, que cresce vendo a mãe atrás das grades. Dia 3, depois de uma passagem de tempo de dez anos, a garotinha vai buscar a mãe na porta da prisão.
