Por daniela.lima

Rio - A maioria dos herdeiros de Gilberto Gil nasceu com o DNA da música. Mas com Bela Gil, de 26 anos, foi diferente. “Se me botarem pra cantar, vou enfiar a cabeça no chão. Sempre gostei de música, mas não sei nada”, confessa. Por outro lado, a jovem cresceu vendo o pai famoso e a mãe, Flora, seguindo dieta macrobiótica e cuidando da saúde. Os hábitos do cantor e compositor inspiraram Bela a levar tão a sério a alimentação que ela virou chef e nutricionista, convocada pelo GNT para apresentar um programa de culinária saudável, o ‘Bela na Cozinha’, que estreia amanhã, às 22h.

A herdeira de Gil vai comandar o programa 'Bela na Cozinh'%2C no GNTJoão Laet / Agência O Dia


“Foram muitos anos vendo meu pai comendo bem. Ele é muito focado na saúde e na alimentação, e eu puxei isso dele. Sempre gostei de comer. Criava receitas na minha cabeça, mas não as colocava em prática. Não sabia fazer nem arroz”, diz ela.

Quando foi morar em Nova York, aos 18 anos, Bela (nascida Isabela) decidiu fazer um curso de culinária natural. Foi aí que começou a cozinhar e acabou se formando em nutrição pela Hunter College, após quatro anos de estudos. “Não nasci com o dom de cozinhar. Minha habilidade veio pela necessidade de me alimentar morando fora. Sou mais técnica”, admite.

O convite do GNT para comandar um programa de culinária pegou a moça de surpresa. “Sou muito tímida. Ninguém na família imaginou que um dia eu faria um programa de TV. Mas tudo fluiu. Não fiquei inibida por falar sobre um assunto que conheço bem”, conta.

Ao longo de 13 episódios do ‘Bela na Cozinha’, gravado no apartamento do pai, em São Conrado, a nutricionista quer mostrar que é possível ter uma alimentação saudável com sabor e qualidade. “Comida boa não tem que ser sem graça. As pessoas acham que dieta é comer folhas. Salada é bom, mas tem que acompanhar o prato principal”, ensina.

A cada programa, ela pretende abordar uma questão alimentar com seus convidados, entre eles a irmã Preta Gil, a cantora Fafá de Belém e a atriz Carolina Dieckmann. “Falei com a Preta sobre lactose, uma substância que provoca secreção de muco. Ela evita o leite, porque atrapalha o canto. Preparei um café da manhã especial, sem lactose”, adianta Bela, que ajuda a irmã manter a forma após perder peso no ‘Medida Certa’. “Dou sempre dicas para a família inteira.”

Sem consultório montado, Bela dá palestras e cursos de culinária e realiza spas. “A maioria das pessoas que me procura quer emagrecer”, conta ela, que não sofre para controlar o peso, atualmente 54 kg. “Nunca fui gorda. O mesmo prazer que sinto em comer tenho em jejuar. Faço jejum um dia na semana. Só bebo água, suco e frutas”, revela.

Casada há dez anos com o gerente de estúdio de design João Paulo Demasi e mãe de Flor, 5 anos, ela se orgulha de os dois apreciarem comida natural. “Ela leva almoço para escola. Agora, os colegas estão de olho na comida dela”, comemora. 

MUSSE DE MARACUJÁ

Ingredientes: 

2 maracujás peneirados (reserve as sementes para enfeitar)
2 colheres de sopa de água
1 copo de castanha-do-pará (deixado de molho por pelo menos 4 horas)
1/3 copo de melado
de cana
1 colher de óleo de coco

Modo de preparo 

Colocar a castanha, maracujá e água no liquidificador e bater até ficar bem cremoso. Acrescentar o melado e óleo de coco. Bater por mais alguns segundos até que a mistura fique bem homogênea. Separe em taças. Para enfeitar coloque um pouco da semente do maracujá.

BOLINHO DE ARROZ

Ingredientes: 

2 copos de arroz integral já cozido ou dormido
1 cenoura ralada
½ copo de semente de girassol moída
½ cebola picada
½ maço de salsinha picada
1 dente de alho picado
1 colher de chá de tomilho fresco
½ copo de azeitona picada (opcional)
3 colheres de óleo de gergelim tostado
3 colheres de shoyu

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 200°C. Misture o arroz com o restante dos ingredientes. Faça os bolinhos e coloque na forma para assar por 30 a 40 min.

Você pode gostar