Por daniela.lima

Rio - Se a intenção era chamar a atenção, Alexandre Frota foi bem-sucedido, mas não da maneira que pretendia. Desde o fim de semana, o ator tem sido criticado nas redes sociais por conta da entrevista que concedeu na última quarta-feira no programa ‘Agora é Tarde’, na Band. Nela, Frota disse ter apertado a nuca de uma mulher a ponto de desmaiá-la enquanto mantinha relações sexuais com ela. O ator não deixou claro se o sexo foi consensual, o que, segundo a descrição que ele mesmo fez, poderia caracterizar a situação como um possível estupro. 

Reprise de entrevista de Frota no ‘Agora é Tarde’ causou polêmicaReprodução


No programa — exibido em maio do ano passado e reprisado na última quarta-feira —, Frota diz que, anos atrás, foi a um local de culto de uma religião de matriz africana não especificada para pedir a proteção de uma mãe de santo. Ele entrou num dos cômodos do imóvel, onde ficou a sós com a mulher. Depois de vê-la de costas, Frota teria se aproximado e disse para a mulher a seguinte frase: “Vou te dar um pega.” Segundo ele, a mãe de santo não esboçou reação.

“Então eu virei, botei a mãe de santo de quatro, levantei a saia da mãe de santo e agarrei pela nuca. Botei o boneco pra fora e comecei a sapecar a mãe de santo”, ele descreveu, pouco depois de usar uma integrante da plateia do programa para descrever parte da cena.

Em seguida, Frota contou como fez a mãe de santo desmaiar. “Eu fiz tanta pressão na nuca da mulher que ela dormiu”, disse o ator, sendo aplaudido pelo auditório.

As declarações de Frota provocaram reações furiosas. A deputada federal Maria do Rosário falou sobre o caso: “A vontade de chorar que muitas de nós, mulheres, sentimos diante desse aplauso ao crime de estupro deve virar força e luta.”

“Fez sucesso, né? É a segunda vez que reprisam essa entrevista. No inédito, quando passou, ninguém reclamou ou nenhum ativista apareceu. A mãe de santo é fictícia, por isso não menciono nome porque ela não existe. A história fez parte do meu stand up, no ano passado”, explicou Frota em entrevista ao IG.

“Não vou me desculpar de nada porque nada fiz de errado. Temos liberdade de criar e roteirizar. Respeito as mulheres, sou bem casado e essa onda é falta do que fazer”, finalizou Frota.

A declaração do humorista não reduziu as críticas. “Ainda que esta história seja mentira, ele a contou. Apresentou um estupro como algo banal, o sexo não consensual como algo plenamente aceitável”, criticou o deputado federal Jean Wyllys.

Você pode gostar