Por daniela.lima

Rio - Se o balanço de Tim Maia levou o paulistano Tiago Abravanel, 27 anos, a navegar nas praias cariocas do Leme ao Pontal, o veneno de Fran, de ‘Chapa Quente’, que estreia dia 9, vai fazê-lo cantar em outra freguesia. A próxima parada do ator é São Gonçalo, que serve de cenário para o seriado que tem a missão de substituir ‘A Grande Família’ nas noites de quinta-feira. Fazendo comédia pela primeira vez, Tiago não perde a piada para contar como foi conhecer a cidade. 

Para entender o universo do cabeleireiro Fran, do novo humorístico da Globo, Tiago foi a São Gonçalo, visitou seis salões de beleza, conversou com os profissionais da área e aprendeu a manusear secadores e chapinhasMaíra Coelho / Agência O Dia


“Foi uma experiência maravilhosa, mas rápida, porque demora muito para chegar lá. A gente chega do outro lado do mundo, mas demora um pouco mais para chegar em São Gonçalo”, brinca, completando: “Me sinto completamente à vontade na periferia. Eu sou uma pessoa do povo, da galera. Não sou melhor do que ninguém por estar na Globo ou por ser neto do Silvio Santos. O subúrbio tem outra pegada, mas todo mundo é gente como a gente.”

A simplicidade de Tiago passa longe do cabeleireiro do Marlene’s Coiffeur, que não se conforma em ter sido demitido da TV Globo e, consequentemente, em não estar mais ao lado das celebridades. Aliás, Fran se acha estrela, por isso sofre com a atual realidade, zero glamour. “Ele sente uma amargura por estar em São Gonçalo, um lugar em que ele não gostaria de estar, e por ficar longe das estrelas que amava. Por ser muito amargurado, ele sempre tem um veneno para soltar, uma crítica para fazer”, adianta.

Ao contrário de Fran, Tiago não é desses que se prendem ao passado. “Tenho coisas que trago dentro da minha bagagem de vida que eu vou levar para sempre, como o Tim Maia. Como vou apagar o Tim Maia da minha vida? Não tenho como, mas não posso querer ser o Tim Maia para o resto da minha vida”, comenta, em referência ao musical que protagonizou em 2011, no qual deu vida ao cantor morto em 1998.

Página virada, Tiago agora anda às voltas com secadores e chapinhas. “O Fran é um desafio, até porque não gosto do ambiente de salão de beleza. Tenho preguiça. Não é um lugar que frequento muito. Mas fui em seis salões em São Gonçalo e observei os profissionais trabalhando”, diz. Nesse aspecto, o ator não puxou em nada ao avô Silvio Santos, habitué do salão do cabeleireiro Jassa, em São Paulo. “O meu avô adora o Jassa, mas eu nem pedi dicas para ele. O Fran está bem longe da realidade do Jassa. Acho que o sonho dele é ser o Jassa”, diverte-se.

E, se Fran ascendesse na carreira, Tiago ia ver vantagem por um simples fato: ama ar-condicionado, coisa que não tem no Marlene’s Coiffeur. “Se tem uma coisa que eu detesto nessa vida é calor. Me bota no Alasca, mas não me bota no deserto. O calor não é controlável. No frio, você vai colocando roupa e fica tudo certo. No calor, você tira tudo, fica pelado, e continua com calor. A única solução é ar-condicionado. Mas no caso do Marlene’s Coiffeur não tem”, lamenta.

A temperatura no salão de beleza de ‘Chapa Quente’ é alta também no sentido figurado. Fran é gay, mas nutre uma paixão antiga pela melhor amiga e patroa, Marlene (Ingrid Guimarães). “Ele teve um caso com a Marlene no passado, mas depois descobriu um outro eu, um lado dele que ele gostava mais, que é o lado homossexual. Hoje, ele não tem medo de ser quem ele é. Talvez se um dia o Fran fosse um ex-gay, ele voltasse a ficar com a Marlene. Ele tem um tesão, um apego por aquela mulher”, comenta.

O ator e cantor se diverte com o personagem%2C que tem saudade do tempo em que era cabeleireiro das estrelasDivulgação

Tiago explica melhor essa história: “Eu acredito no amor e na atração pelos seres humanos. Não sei se existe ex-gay. Pode ser que exista um gay que sinta atração por uma mulher, se apaixone por uma mulher, se case com uma mulher, mas que não deixe de ser gay por causa disso. Uma coisa não elimina a outra.”

O ator também construiu uma tese que ajuda a entender por que muitas mulheres têm um amigo gay. “Talvez o homossexual tenha uma visão do universo feminino mais bem elaborada do que o hétero. É possível que o homossexual, por ter uma sensibilidade mais aflorada, compreenda melhor a cabeça da mulher”, acredita.

Tiago não tenta decifrar as mulheres, mas está sempre cercado por elas. “Eu moro em uma casa com sete mulheres (a mãe, duas irmãs, uma afilhada e três funcionárias), e não é fácil, não. O pior é que todas resolvem ter TPM juntas. Aí, tenho que tirar umas férias e ir para as Bahamas (risos). Eu vou pro céu, sem dúvida nenhuma”, diverte-se. Brincadeira à parte, o ator é um admirador do sexo feminino. “Mulher é o que não falta na minha vida. Meu avô teve seis filhas, né? As mulheres da minha vida são fortes, bravas, porretas. Se hoje eu estou onde estou, é porque eu tenho grandes mulheres à minha volta.”

As palavras da mãe, Cíntia, transmitidas de geração em geração, foram importantes para que Tiago não permitisse que o sucesso subisse à cabeça. “Um ensinamento que eu tenho na minha vida, que passou do meu avô para minha mãe e da minha mãe para mim, é: ‘Do que vale ganhar o mundo e perder a si mesmo?’ Se um dia eu não estiver perto de mim, é porque eu me perdi. Mas, graças a Deus, não existe chance disso acontecer”, garante.

Deslumbrado, Tiago não é. Mas vaidoso ele é. E com muito orgulho! O ator está ainda mais feliz com o que vê no espelho agora que está 14 quilos mais magro, depois de ligar o alerta ao ver o ponteiro da balança atingir os 132 quilos. “Decidi me cuidar por vaidade e saúde. Quero chegar aos dois dígitos. Já nasci bolota, ser gordo não é um problema para mim, mas é bom ser menos gordo. Sou um gordinho gostoso. Não sou Friboi, mas tô na moda”, brinca, lembrando a letra da música ‘Gordinho Gostoso’, sucesso na voz de Neto LX.

E o ‘gordinho gostoso’ é um solteiro no Rio de Janeiro ou em São Paulo, já que se divide entre as duas cidades. “Estou solto na pista. Mas não digo isso no sentido de que estou vagabundo, mas no sentido de que um dia quero poder encontrar alguém especial, que me complete, me acrescente, que faça parte de mim. Se não for assim, não faz sentido estar junto com alguém”, filosofa.

Ser pai também é um projeto futuro. “Tenho vontade de ter dois filhos. Quero muito viver essa experiência.” 

QUEM É QUEM EM ‘CHAPA QUENTE’

1 GENÉSIO (Leandro Hassum): Sujeito de 40 e poucos anos, desempregado, passa o dia no Bar da Creuza. Conta com Marreta (Paulinho Serra) para conseguir dinheiro fácil.

2 CREUZA (Ana Baird): Dona do bar em frente ao salão de Marlene, é direta no trato com os clientes e muito cara de pau nas frequentes investidas em Genésio, marido da cabeleireira.

3 BIGODE (Lúcio Mauro Filho): Sargento, é o responsável por manter a ordem na região. Ele não gosta de bagunça na área dele, mas acaba se metendo em confusão.

4 MARLENE (Ingrid Guimarães): É dona de um salão de cabeleireiro em São Gonçalo. Casada com Genésio, é ela quem manda na casa.

5 MARRETA (Paulinho Serra): É o melhor amigo de Genésio. Malandro, ele está sempre tentando, ao lado do amigo, arrumar alguma forma de ganhar dinheiro e sobreviver sem emprego fixo.

6 JOSY (Renata Gaspar): Manicure que trabalha para Marlene, tem fama de ‘chave de cadeia’. É noiva de Godzila, mas tem um caso com Bigode.

7 GODZILA (Paulo Américo): É noivo de Josy e chefe do tráfico da região.

8 DONA GRACINHA (Mila Ribeiro): Cliente do salão de Marlene, é o terror de quem cruza seu caminho, seja em uma depilação ou nas ruas do bairro.

Você pode gostar