Por daniela.lima
Zeca Camargo escreveu crônica para a GloboNews analisando a repercussão da morte de Cristiano Araújo e provocou a ira de artistas e fãs de música sertanejaDivulgação

Rio - Zeca Camargo sentiu na pele a força de um ídolo sertanejo. Depois de analisar no ‘Jornal das Dez’, da GloboNews, domingo, a comoção causada pela morte precoce de Cristiano Araújo e criticar o excesso de cobertura jornalística (atacando a própria emissora que o contrata, a Globo), o jornalista virou alvo de duras críticas nas redes sociais e se desculpou ontem no ‘Vídeo Show’. “Eu gostaria de aproveitar, porque escrevi um comentário na GloboNews sobre essa cobertura e acabei sendo mal interpretado por alguns fãs. Gostaria de deixar claro que tenho a maior admiração pelo ‘Cristiano Ronaldo’, que não está mais com a gente. Gostaria de me desculpar com quem talvez tenha entendido mal esse texto”, disse o apresentador, que cometeu uma gafe ao trocar o nome do cantor pelo do craque português do Real Madrid.

Zeca também usou o portal de notícias ‘G1’ para refletir sobre o assunto. “Minha crítica não era ao artista nem ao seu luto, mas à cobertura dele e ao vazio do discurso sobre cultura no Brasil (essa sim, tristemente próxima de um livro de colorir). Como uma amiga me comentou, só posso ser responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem. Aceito ser o foco agora desta catarse — até por admiração ao cantor. É disso que os fãs precisam agora? Sirvam-se.”

Mas o estrago já havia sido feito. Na noite de domingo, o nome de Zeca Camargo liderou os assuntos mais comentados do dia no Twitter. Fãs de Cristiano Araújo, morto em um acidente de carro no dia 24 em Goiás, e artistas sertanejos não perdoaram a crônica que, entre outras coisas, citou que “de uma hora para outra, fãs e pessoas que não tinham ideia de quem era Cristiano Araújo partiram para o abraço coletivo” e que o artista “talvez tenha morrido cedo demais para provar que poderia ser uma paixão nacional”. Zeca questionou ainda: “Como então fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida?” A explicação foi encontrada pelo apresentador no sucesso dos livros de colorir que, para ele, destacam “a pobreza da atual alma cultural brasileira”. E encerrou dizendo que “temos tudo para adorarmos ídolos de verdade”.

Zeca Camargo foi alvo de duras críticas, principalmente por parte dos sertanejos. No Instagram, Sorocaba, que faz dupla com Fernando, foi um dos primeiros a se manifestar: “Tentando tapar o ouvido pra tanta bobagem...”. Na mesma rede social, Belutti, da dupla com Marcos, engrossou o coro. “Faço parte de uma classe artística em que muitos se sentiram ofendidos, assim como eu, por uma matéria feita pelo Zeca Camargo, que muito provavelmente nem saiba o que eu faço”, alfinetou. Israel Novaes também criticou o jornalista, no Instagram. “Você é muito preconceituoso, raso e fútil!”, postou. 

Dupla Henrique e Juliano se revolta com declaração de Zeca Camargo e posta foto ofensiva em rede socialReprodução Internet


Até a imagem de um vaso sanitário foi usada para demonstrar repúdio às palavras de Zeca, que será um dos apresentadores do programa ‘É de Casa’, que estreia na Globo dia 8 agosto. A iniciativa foi da dupla Henrique e Juliano, que ainda questionou a sobriedade do jornalista. “Zeca Camargo, tive o desprazer de ouvir suas palavras na televisão e é claro que fiquei espantado com o tamanho do teu despreparo e incompetência. O senhor estava sob efeito de alguma droga?”, escreveu a dupla no Instagram. Lucas Lucco também registrou seu descontentamento. “Acho que tem gente com inveja da alegria que a gente consegue levar para as pessoas, com inveja da capacidade que temos de colocar brilho nos olhos do público. A gente ama e é amado. E, quem diria, eu também sou um desconhecido. Quem és tu na fila do pão?”, postou o artista.

As hashtags #QueméZecaCamargo e #CalaBocaZecaCamargo viralizaram na internet em questão de segundos, o que prova que, apesar de tentar esclarecer o “mal-entendido’, o apresentador vai ter que rebolar para fazer as pazes com o mundo sertanejo.

Você pode gostar