Por roberta.campos
Giovanna Antonelli na pele da sensual AtenaDivulgação/TV Globo

Rio - Entre um decote e um bom jogo de cintura, ganha vida uma mulher amoral, inescrupulosa e fria, além de bonita e sensual. Dona de um passado miserável e batizada com nome de Francineide dos Santos, resta a essa mulher buscar inspiração na deusa grega da sabedoria: Atena. Essa é a identidade da nova personagem de Giovanna Antonelli na próxima novela das 21h, ‘A Regra do Jogo’, que estreia amanhã.

Atena caminha com jeito típico da malandragem, joga seus cabelos louros de um lado para o outro e exibe suas roupas com recortes vazados. Tanta beleza faz cegar até o mais esperto dos homens. Basta um vacilo qualquer do ser humano imbuído de encanto para ela dar seus golpes e enriquecer de forma ilícita. Dissimula, falsifica assinaturas e clona cartões de crédito, algo que Giovanna nem sonha fazer na vida real. “Não sou a favor de crimes e nunca daria um golpe”, provoca a atriz.

Mas que Giovanna tem talento para roubar corações, ah, isso ela tem de sobra. Não é à toa que a maioria de suas personagens caiu no gosto popular, e tudo que ela exibe nas telinhas acaba virando tendência. Foi assim com o anel-pulseira da Jade, em ‘O Clone’ (2001), o cabelo curtinho repicado da vilã Bárbara, em ‘Da Cor do Pecado’ (2004), a capinha de celular em formato de soco inglês da delegada Helô, em ‘Salve Jorge’ (2013), além do body decotadíssimo nas costas e o esmalte azul cobalto de Clara, de ‘Em Família’ (2014).

“Atena tem muita personalidade, vai trazer novidade para todo tipo de mulher como acessórios, capinhas de celular, sapatos, unhas”, promete. A versatilidade da personagem só não admitia que Giovanna estivesse acima do peso. “As roupas dela necessitavam de uma mulher magra porque são decotadas, com pouco pano”. Entretanto, a atriz não revela quanto sua balança marca atualmente. “Não trabalho com peso, trabalho com medidas. Mas me alimento bem, faço crossfit”, detalha.

Alexandre Nero, no papel de Romero, é que vai poder analisar de pertinho se Atena está mesmo com tudo em cima. É a segunda vez que os dois contracenam como par romântico. A primeira foi em ‘Salve Jorge’. Ao lado de um dos atores mais desejados na atualidade, Giovanna sai pela tangente ao imaginar por que Nero provoca tanto fascínio: “Não sei. Mas, como ator, é meu parceiro, temos química e trocamos muitas ideias.”

Atriz contracena com Alexandre Nero novamente em 'A Regra do Jogo'Divulgação/TV Globo

Ano que vem, Giovanna entra na casa dos 40. E o que poderia ser sinônimo de desespero, para ela é nada mais do que um simples número. “Não vivo de crise, eu vivo de prazer. É muito mais inteligente. Sinto prazer em estar viva, fazendo o que amo e estar junto com família e amigos”, diz, taxativa.

Trambiqueira, 171 e ‘sem filtro’ na ficção. Focada, mãe e empresária na vida real. Cuidar de seus filhos, Pietro, 10 anos (fruto de seu casamento com Murilo Benício), as gêmeas Sophia e Antônia, 4 (da relação com o diretor Leonardo Nogueira), e de seus negócios (a atriz tem linha de esmaltes, bijuterias, óculos, e é sócia de um restaurante orgânico) faz de Giovanna uma mulher pé no chão.

“Não sou consumista, sou conservadora e com três filhos fico mais responsável ainda. Gasto para viver com o mínimo de conforto”. Ela só coloca as mãos no que acredita e admite não ter uma cifra milionária como meta de vida. “Estou feliz com minhas parcerias e empreendimentos. Invisto nos meus sonhos.”

Mas vale lembrar que Giovanna é a menina dos olhos da publicidade e tem um dos cachês mais altos do meio artístico. Mesmo quando está fora do ar, a atriz fatura com campanhas, produtos licenciados, fora posts nas redes sociais e eventos. Por presença vip, especula-se que ela cobra R$ 70 mil. “Não trabalho pensando no dinheiro, ele é uma consequência. Graças a Deus, sempre vivi com muito amor e nunca me faltou nada”, justifica.

O cenário de sua vida é motivo de comemoração, assim como o reencontro com o autor João Emanuel Carneiro, após 10 anos. “Foi na novela dele, ‘Da Cor do Pecado’, que fiz minha primeira vilã. Esse reencontro era muito aguardado”. Só não caia na asneira de querer comparar Atena à Carminha (Adriana Esteves), vilã que ganhou o amor do público em ‘Avenida Brasil’ (2012), também do autor. “Seres humanos são incomparáveis, assim como papéis e novelas. Jamais seguiria um personagem para criar o meu.”


Uma mulher segura de si

Quem vive de passado é museu. E Giovanna usa essa máxima na sua vida profissional. Prova disso é que a atriz vai dividir os bastidores de ‘A Regra do Jogo’ com duas ex-namoradas de seu marido, o diretor Leonardo Nogueira. Fernanda Souza e Monique Alfradique, que também estão no elenco da trama das 21h, já tiveram um caso sério com Leonardo.

Pouco antes também de baterem o martelo sobre o elenco da novela de João Emanuel, algumas notícias apontavam que o par de Giovanna seria seu ex-marido, Murilo Benício. Mas o ator acabou saindo do elenco, dando lugar a Alexandre Nero. “Não teria problema de fazer cenas românticas com um ex, de maneira nenhuma. Sou uma profissional”, crava Giovanna.

Você pode gostar