Por bianca.lobianco
Sérgio Marone é o faraó Ramsés de ‘Os Dez Mandamentos’Divulgação

Rio - Com baixa audiência, ‘A Regra do Jogo’ está em xeque. Aguardada como a salvação do horário nobre, a novela de João Emanuel Carneiro ainda não decolou e, pior, já sofreu três derrotas em confronto direto com ‘Os Dez Mandamentos’, da Record. Apesar de as pragas da novela bíblica ameaçarem a hegemonia do seu principal produto, a Globo ainda não admitiu oficialmente intervir na trama, como fez logo nas primeiras semanas em ‘Babilônia’, que passou por mudanças, não reagiu no Ibope e precisou ser encurtada em três semanas.

“‘A Regra do Jogo’ é uma ótima novela. Não temos nenhuma dúvida sobre a qualidade da obra. É precipitada qualquer conclusão em tão pouco tempo de exibição”, diz a assessoria da Globo em nota enviada ao DIA.

Os números mostram que a história do anti-herói Romero (Alexandre Nero) ainda não caiu nas graças do público. Com médias em torno de 23 pontos, a novela das nove perdeu para a saga de Moisés (Guilherme Winter) três vezes na semana passada: no dia 16, por 23 a 21, no Rio; no dia 17, por 20,9 a 19,7 em São Paulo, e no dia 18, por 19 a 18,9 também em São Paulo.

De acordo com uma fonte de ‘A Regra do Jogo’, os diretores ficaram desesperados quando a trama marcou 19 pontos no início de setembro. A ordem foi mudar um pouco a linguagem. Várias cenas teriam sido regravadas. Para evitar o confronto direto, a estratégia da Globo é atrasar o começo da novela, que entra no ar cada vez mais tarde, entre 21h30 e 21h50, disputando com a novela bíblica por aproximadamente 10 a 15 minutos.

Para a professora, dramaturga e pesquisadora de telenovelas Renata Pallottini, a baixa audiência de ‘A Regra do Jogo’ está relacionada com seu enredo confuso e violento. Grande parte do público ainda não entendeu a história nem identificou quem são os mocinhos e vilões. “A Globo errou ao exibir uma telenovela de cunho violento, em termos de criminalidade e sexo, além de ter criado um protagonista de construção psicológica dúbia e difícil de ser analisada pelo público”, avalia.

Antes de mudar as peças do jogo, a professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, coordenadora do Centro de Estudos de Telenovelas, da Escola de Comunicação e Artes da USP, defende que é preciso dar mais tempo à novela de João Emanuel Carneiro. Ela argumenta que a intervenção da Globo acabou desfigurando ‘Babilônia’, que sofreu rejeição ao abordar temas como exploração de prostituição, casais gays e uma vilã devoradora sexual. “Não é o caso de mexer na história ainda. O autor precisa ter liberdade e não ceder a pressões. João está criando uma coisa nova, como a serialização da trama. Isso é um aspecto positivo”, destaca.

Um dos autores de ‘Babilônia’, Ricardo Linhares evita polemizar sobre os problemas de ‘A Regra do Jogo’. Mas ele lembra que sua novela jamais perdeu para ‘Os Dez Mandamentos’, nem sequer por um minuto. “Mesmo nos capítulos de quarta-feira, quando as duas novelas são exibidas no mesmo horário, sempre tivemos uma ótima vantagem”, observa.

Para o doutor em teledramaturgia pela USP Mauro Alencar, o fato de uma novela oscilar em audiência nos primeiros capítulos não significa que haja algo de errado com a produção. “Trata-se de um período de aclimatação entre o público e a nova trama, ou a nova linguagem”, diz.

Alexandre Nero é o protagonista de ‘A Regra do Jogo’ Divulgação

Aproveitando que um mar de audiência está se abrindo, a Record esticou ‘Os Dez Mandamentos’ por mais dois meses, além de retardar o começo de cada capítulo em dez minutos. A história bíblica adaptada por Vivian de Oliveira termina em novembro, após Moisés invocar dez pragas contra o povo egípcio (está no ar a quarta!) e guiar os hebreus à Terra Prometida, fugindo da ira do faraó Ramsés (Sérgio Marone). Para o diretor Alexandre Avancini, a trama não vai perder o fôlego: “Chegar ao primeiro lugar é uma decorrência do nosso trabalho. Tenho prazer em ver minha novela assistida por milhões de pessoas. A autora vai ter mais tempo de contar esses eventos mais detalhadamente, e nós vamos ter mais tempo de produzir com mais calma”. Até lá, mais seis pragas vão assombrar a novela da Globo. 

Númereos

23 PONTOS. Foi a média de audiência de ‘Os Dez Mandamentos’ no Rio, no dia 16, contra 21 de ‘A Regra do Jogo’. A novela bíblica ganhou ainda de 20,9 a 19,7 (dia 17, em São Paulo) e 19 a 18,9 (dia 18, SP)

Você pode gostar