Por tabata.uchoa
A atriz caracterizada como a Dinorah da novela ‘A Regra do Jogo’Divulgação / Rede Globo

Rio - Na teoria, Dinorah é uma empregada doméstica que foi contratada para servir o patrão Feliciano (Marcos Caruso) e sua prole. Mas, na prática, se bobear, ela é quem é servida.

A personagem, interpretada pela atriz Carla Cristina Cardoso, 40 anos, vem arrancando gargalhadas do público na novela ‘A Regra do Jogo’ por falar o que pensa, não levar desaforo para casa e, mais do que isso, por se sentir membro da família, já que mora na mesma casa que os patrões há anos e não vê a cor do dinheiro, fruto de seu trabalho.

“Ela é uma empregada que não recebe e, por isso, se acha também proprietária da casa. Tanto que se mudou para lá e passa o dia jogando. A única pessoa que ela serve é o Feliciano”, diz a atriz. Moradora do Catumbi desde que nasceu, ela conta que encontrou inspiração para fazer a personagem dentro da própria casa.

“Minha mãe foi doméstica e ela sempre me contava o que ouvia no ônibus, a caminho do trabalho. Ela dizia que muitas empregadas domésticas reclamavam das patroas, mas, ao mesmo tempo, as elogiavam”, relata.

Se na TV a relação de Dinorah com a família Stewart é a pior possível, recheada de implicâncias e farpas para todos os lados, nos bastidores, a química com o elenco aconteceu já no teste para o folhetim e não parou mais. “O clima é ótimo. O Otávio Müller zoa todo mundo e o Marcos Caruso, também”, comenta.

Apesar da semelhança de Dinorah com a empregada doméstica Zezé, personagem de Cacau Protásio em ‘Avenida Brasil’, de João Emanuel Carneiro (o mesmo autor de ‘A Regra do Jogo’), Carla Cristina não teme a comparação. “Não tenho medo de ser associada a ela. Apesar de nós duas sermos do humor, somos diferentes. Eu não tenho muito isso de sucesso, sou muito tranquila nesse sentido. Se vier, será bem-vindo, mas se não rolar, vou continuar trabalhando”, esclarece.

Com mais de 15 anos de carreira, diversas peças de teatro e três novelas no currículo, Carla está gravando a segunda temporada da série de humor ‘Os Suburbanos’, do Multishow, onde dá vida à barraqueira Gislene, ex-mulher de Jefinho (Rodrigo Sant’Anna). A moça, que é dona de uma loja de lingerie no Mercadão de Madureira, é uma mistura do subúrbio com o morro.

“Ela é do tipo ‘nem’. As mulheres me param na rua para falar da personagem. Muitas me dizem que a Gislene é igual à tia delas”, diz. Apesar do sucesso com as duas personagens, Carla quer fazer um papel que lhe tire da zona de conforto. “Eu estudo libras e tenho vontade de fazer uma surda e muda. Também gostaria de interpretar uma presidiária e uma prostituta. Mas uma prostituta ralé, como as que ficam na Central, eu quero fazer aquela bem bagaceira mesmo”, sonha. 

Você pode gostar