Por karilayn.areias
Rio - Este ano não vai ser igual ao que passou para Gugu Liberato, 56 anos. Amanhã, o apresentador volta à tela da Record, às 22h30, com a missão de disputar a audiência com o futebol da Globo. “Acompanhamos a audiência, claro, porque um programa ao vivo tem adrenalina. Essa é uma rotina comum na televisão, mas penso sempre e em primeiro lugar no público. O resto é consequência de um bom trabalho realizado em equipe”, despista, complementando. “Fiquei muito feliz com o resultado de ‘Os Dez Mandamentos’ ( que bateu o ‘Jornal Nacional’ e as novelas ‘Babilônia’ e ‘A Regra do Jogo’ sucessivas vezes). Foi um trabalho de qualidade e com sucesso de audiência. Minha prioridade não é vencer a Globo, é prezar pela qualidade, ética e respeito ao telespectador.”
Gugu%3A 'Não faria nada que prejudicasse e desrespeitasse meu público e minha trajetória na TV%2C por dinheiro algum'Divulgação

E Gugu aposta nos detalhes e na diferença para conquistar. “Fazer um programa semanal é o formato ideal que eu buscava. Teremos mais tempo para produzir pautas diferenciadas, viajar e fazer externas. Esse tempo é importante para planejarmos a atração”, diz, se referindo ao programa que em 2015 era exibido às terças, quartas e quintas.

Mas nessa guerra de números, Gugu jura que não pretende apelar. “Não busco o sensacionalismo e, sim, o que vai despertar o interesse do público. Não faria nada que prejudicasse e desrespeitasse meu público e minha trajetória na TV, por dinheiro algum”, afirma.

Choradeira gratuita também está fora de cogitação. “O ‘Programa do Gugu’ é polivalente, dinâmico, com notícias e entretenimento, sempre ao vivo. Vamos continuar realizando grandes entrevistas, mas também quero levar diversão para o público de casa. Meu objetivo é sempre fazer um programa informativo e divertido para toda a família, sem restrição”, diz o apresentador, que terá como destaque no programa de estreia uma reportagem sobre Dercy Gonçalves, onde abrirá o mausoléu da humorista.

Jornalista de formação, Gugu encara de frente o desafio de levar alegria ao povo no momento em que o país atravessa uma grave crise econômica. “É realmente lamentável o que está acontecendo. Acompanhamos pela imprensa diariamente vários casos de corrupção e pessoas de alto escalão sendo presas. É importante que haja transparência porque o povo não aguenta mais tanta corrupção. Acredito no Brasil e vou continuar defendendo nosso país. O jeito é continuarmos trabalhando e lutando pelos nossos direitos. Não podemos desistir.” 
Publicidade
Quatro décadas de história
Parece que foi ontem, mas Gugu está comemorando nada menos que 40 anos de carreira. “Passou rápido, comecei como qualquer garoto apaixonado por televisão, passei por diversas áreas e aprendi trabalhando ao lado de grandes comunicadores, como o Silvio Santos. Tenho 40 anos de televisão, mas estou sempre aprendendo e quero continuar inovando e me aprimorando.” 
Gugu no início da carreira há 40 anosDivulgação

Vida em família

Pai de João Augusto, 14 anos, e de Marina e Sofia, 12 — frutos da união com a médica Rose Miriam di Matteo —, Gugu anda com o coração apertado, já que a família trocou o Brasil pelos Estados Unidos. “Vivo diariamente imensas saudades porque somos muito unidos. Porém, estou proporcionando a eles tudo que sonhei e nunca pude ter”, diz, referindo-se ao fato de os filhos estudarem no exterior.

Publicidade
Coruja, Gugu não esconde o orgulho sobre o talento culinário de João Augusto, que lançou um canal de receitas no YouTube, o ‘Chef do Futuro’. “O João se mostrou um talento na arte de cozinhar e também de mostrar esse conteúdo na frente das câmeras. Fiquei muito surpreso e orgulhoso. Ele gosta de acompanhar os bastidores de TV. Mas acredito que agora é tempo de ele priorizar os estudos. Quem sabe no futuro a gente apresente um programa junto. Acredito muito no potencial dele”, derrete-se. Quanto ao futuro profissional das meninas, nenhuma pista. “Na verdade, nenhum deles decidiu nada ainda. São muito jovens.”