Por elisa.souza

Em setembro de 2012, Cesar Cielo, que acaba de faturar duas medalhas de ouro no Mundial de Barcelona, passou por uma cirurgia nos dois joelhos. Nesse momento complicado, outros grandes atletas com histórias de superação serviram de inspiração para Cielo: Rafael Nadal e Ronaldo.

'Estava com um pôster do Nadal e do Ronaldo no quarto'%2C disse nadador, que se inspirou na história dos atletasReuters

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, o nadador contou que a história de superação do tenista e do ex-jogador o deram a força que precisava para seguir acreditando em sua própria recuperação e em sua volta às piscinas. Os dois atletas enfrentaram problemas bem semelhantes ao de Cielo e, recuperados, voltaram ao topo.

"Estava com um pôster do Nadal e do Ronaldo no quarto. Quando vi Roland Garros, foi um momento que ajudou e me pressionou ao mesmo tempo. Vi Nadal ganhando após passar por uma coisa parecida. Vi a intensidade dele... Ele conseguiu ganhar um campeonato que se joga quase todo dia. Ao ver ele ganhando, pensei que era possível. E se ele conseguiu, não poderia usar isso como desculpa. Ele jogou correndo como um louco, derrapando no saibro. Foi legal ver a recuperação dele", contou o nadador.

"Com relação ao Ronaldo, lembrei daquele jogo que ele caiu em campo com o joelho desfigurado (no ano de 2000, em jogo pela Internazionale-ITA). A cirurgia que fizemos foi a mesma. E ele precisava chutar uma bola. Se eu fosse jogador de futebol, acho que precisaria de mais tempo. É uma coisa inexplicável. Só quem passou por isso sabe a dor que é. Depois daquilo, o cara foi artilheiro de Copa do Mundo, melhor do Mundial... É inexplicável e mostra que é possível. Vi Ronaldo chutar uma bola e eu não conseguiria ondular na prova? Lógico que essa confiança pode fazer dar certo ou não", afirmou, elogiando o ex-jogador.

Antes do Mundial, Cielo admitiu que não estava seguro sobre seu desempenho no campeonato. A emoção pela vitória teve um sabor especial e o nadador não conteve a emoção ao ganhar as medalhas e chorou, emocionado. Aliviado depois da volta por cima, o brasileiro terá agora duas semanas de descanso, prescritas por seu técnico, que aconselhou uma pausa depois do período de alta atividade.

"Decidimos que vamos tirar duas semanas de folga da piscina. Vou continuar na musculação. Mas na parte de rotina o principal foco é o descanso, ficar sem horário para acordar. Meu técnico disse que eu preciso sentir falta do treino, da água. Preciso voltar com vontade, estar feliz e querer voltar para ter sucesso. Sempre vai ter um cara querendo muito. E na minha cabeça tenho de querer mais", concluiu o campeão.

Você pode gostar