Por pedro.logato

Rio - Depois da inauguração do primeiro Centro de Treinamento de Remo, realizada mês passado em uma iniciativa da Federação de Remo do Rio, a entidade promove neste domingo, a Segunda Regata do Campeonato Estadual, a partir das 9 horas, no Estádio de Remo da Lagoa, com entrada franca. A expectativa é de reunir cerca de 200 remadores dos seguintes clubes: Botafogo, Flamengo, Vasco Gama, Guanabara, Piraquê, Escola Naval, Clube de Remo do Rio e Rema Campos.

A segunda etapa do Estadual será disputada em 15 provas das categorias Double Skiff Junior, 4 Sem Peso Leve, Single Skiff Junior, 4 Com, Single Skiff Aberto, Single Skiff Infantil, Double Skiff, 2 Sem Aberto, 2 Sem Peso Leve, Yolete 4X, 4 Sem Masters, Four Skiff e 8 Com, e conta com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, da SUDERJ e da Universidade Estácio de Sá.

Flamengo%2C que venceu a primeira etapa%2C é líder da classificação geral seguido pelo Vasco e BotafogoDivulgação

Na opinião do presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, a regata promete muita emoção, pois a primeira etapa do campeonato foi uma das mais disputadas dos últimos anos, com oito mudanças de liderança dos barcos do Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama, o que confirmou a avaliação de todos de que este ano o campeonato não tem um grande favorito à conquista do título estadual de 2017.

O Flamengo acabou sendo o grande vencedor da primeira etapa do campeonato, realizada em maio, conquistando 150 pontos em 15 provas, seguido pelo Vasco da Gama, em segundo, com 149 pontos, e o Botafogo, em terceiro, também com 149 pontos e uma vitória a menos que o Vasco, Clube de Regatas Rio De Janeiro, em quarto, com 22 pontos, e Guanabara, em quinto, com 8 pontos.

"A regata deste domingo será marcante, pois além de ser a primeira competição que acontece depois da inauguração do Centro de Treinamento de Remo, as provas prometem disputas acirradas a cada remada até a linha de chegada – declara Paulo Carvalho, presidente da FRERJ e completa:

"O esforço em conjunto do Governo do Estado do Rio de Janeiro o com o remo possibilitou a inauguração do nosso Centro de Treinamento, que agora é uma realidade. A notícia chamou a atenção de tanta gente, que a Federação de Remo do Chile já solicitou fazer intercâmbio entre os remadores chilenos e os brasileiros. A entidade também quer participar de uma competição no Rio.

Paulo Carvalho ressalta, ainda, a importância da iniciativa do Club de Regatas Piraquê e do Clube de Remo Rio de Janeiro, que são clubes predominantemente de categoria Master, mas que estão iniciando um trabalho de formação de novos talentos, criando suas escolas de remo.

"Com essa iniciativa os clubes passam a contribuir de uma forma mais contundente para o desenvolvimento da modalidade em nosso Estado. Também gostaria de citar o maravilho projeto com o Pararemo que está sendo desenvolvido pelo Clube de Regatas Guanabara", afirma o presidente da FRERJ.

Você pode gostar