Rio - O Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, elogiou a iniciativa do presidente da Federação de Remo do Rio, Paulo Carvalho, de transformar a área do Estádio de Remo da Lagoa que foi reformada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 no primeiro Centro de Treinamento de Remo,durante a cerimônia de inauguração do espaço, na noite de ontem.
"É com muita alegria que estou aqui inaugurando um Centro de Treinamento num legado olímpico. Isso demonstra o quanto foi importante para o país a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Tenho certeza que esse espaço vai contribuir para o melhor desempenho dos nossos atletas, fazendo com que eles alcancem melhores resultados na Olimpíada de 2020, em Tóquio", declarou Leonardo Picciani.
Além do Ministro do Esporte, estavam presentes a inauguração o Secretário Nacional de Esporte de Alta Perfomance, Luiz Lima, o Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, o presidente da SUDERJ, Leonardo Morais, o representante da FISA (Federação Internacional de Remo), e da Confederação Sulamericana de Remo, Oswaldo Borchi, o representante da Arquidiocese do Rio, Padre Omar, o ex-nadador Djan Madruga, vários dirigentes de clubes, muitos remadores, entre outras personalidades do esporte.
O CT é um projeto inédito que visa detectar e formar atletas com potencial para competir a nível internacional, além de oferecer suporte técnico e infraestrutura adequada aos clubes e nstituições esportivas para treinamentos com objetivo de melhorar a participação dos remadores em competições.
O espaço oferece sala de musculação, material esportivo para competição, salas de avaliação médica e fisioterápica, consultório odontológico, dormitórios, copa/cozinha, remoergômetros, simuladores, analisador de lactato, raia Albano, os catamarãs, rampa partidor, flutuadores e as garagens dos barcos.
O Laboratório de Fisiologia do Exercício Experimental e Aplicada da Universidade Federal Fluminense (UFF) será responsável por toda a parte médica e fisioterápica do CT sob a coordenação do professor-doutor Pedro Paulo da Silva Soares, que também é coordenador o laboratório da UFF e diretor técnico do CT junto com Marcos Amorim e Marcelo Neves.
"A inauguração do CT de Remo é a realização de um sonho antigo e está sendo concretizado graças ao apoio da SUDERJ, através de seu presidente, Leonardo Morais, que tem nos ajudado incansavelmente e do Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, que também fez de tudo para nos ajudar. Tenho certeza que a partir de agora os atletas terão um espaço adequado para melhorar seu desempenho e seu rendimento, fazendo com que consigam melhores resultados nas competições nacionais e internacionais", explica Paulo Carvalho.
O presidente da FRERJ informou, ainda, que em julho, o CT receberá um grupo de remadores da Seleção Chilena de Remo para o primeiro intercâmbio de atletas. Os chilenos também participarão de uma das regatas organizadas pelo Federação de Remo do Rio.