Por rafael.arantes

Rio - Fred deu adeus ao jejum de gols na partida contra Camarões e agora o ambiente é ainda mais tranquilo. O atacante não parece preocupado com as críticas ou reclamações que vem recebendo e garante isso quando o discurso é seu objetivo na Copa do Mundo: a taça vale mais que qualquer coisa.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da seleção brasileira na Copa do Mundo

"Meu primeiro objetivo é fazer os gols, mas estamos numa Copa do Mundo e, sinceramente, se eu saísse da Copa sem nenhum gol, mas com a taça, ficaria feliz o bastante", disse.

Após ver Fernandinho assumir a titularidade no treino desta quinta-feira, o jogador também descarta qualquer preocupação sobre uma possível saída da equipe principal para a entrada de Jô. O foco é mesmo o melhor para a Seleção.

LEIA MAIS: Felipão muda equipe titular em treino na Granja Comary"Não me preocupo sinceramente com isso. Ninguém quer perder a vaga, todos querem jogar. Mas eu me preocupo em me doar ao máximo. É lógico que se pudesse como seria melhor eu faria, mas chegaram as oitavas. O que importa é o resultado e esse é o espírito da Seleção inteira", completou.

Fred garante foco da Seleção para vencer a Copa%3A 'Todos vão dar o máximo de si'Divulgação

Caso de Luis Suárez

Eu como jogador, como ser humano, compreendendo que o atleta está ali à flor da pele e acabo enxergando essa punição como severa demais. Debati com algumas pessoas e acharam que foi justa, mas no meu ponto de vista achei muito severa. Quatro meses, nove jogos... É uma punição que pode acabar com a vida e com o atleta. Acho que deveria ser punido, sim, mas esse tempo trará muita crítica, questionamento... Eu gostaria de ver o Suárez nessa Copa ainda.

Relação com a torcida

Cada torcedor tem um carinho especial por algum jogador e quando me chamam de lindo eu sei que estão vendo só o Fred atacante (risos). Mas agradeço o carinho porque é bem legal.

Duelo de estaturas contra o Chile

Sei que levo alguma vantagem porque sou mais alto, mas o Chile é uma equipe muito boa. Não sei como vai ser o jogo, se vão jogar por uma bola só.. Mas, pelo que estão apresentando na Copa, acho que vão jogar de igual para igual e tentando nos atacar a todo instante.

LEIA MAIS: Arbitragem preocupa o Chile para jogo contra o Brasil

Pressão da torcida e imprensa

A gente já tem uma certa maturidade e temos de manter a calma e tentar explorar o máximo das características. É isso que tento passar para o meu time. Não adianta eu querer sair muito da área ou driblar três... Não tem como negar que algumas críticas incomodam, mas é algo que acontece. 'O Fred não pega na bola...', mas lá dentro eu tenho que me preparar para uma bola boa para conseguir fazer o objetivo maior que é o gol.

Catimba e dificuldade de jogos contra sul-americanos

No alto nível que estamos, principalmente por ser Copa do Mundo, a Fifa vai estar bem de olho e se tiver alguma coisa errada vai punir mesmo. Acho que não terá deslealdade. Na Libertadores é diferente. Tive, sim, uma costela fraturada, mas não foi nada desleal. É uma característica, acontece... Sempre tem aquele agarra-agarra.

Força do grupo

Todos são jogadores de muita qualidade que têm mais ou menos a mesma características. Para mim é importante a presença de todos. No sistema tático da nossa equipe acaba que não vai mudar muita coisa não.

Fernandinho titular?

O Fernandinho é um jogador de muita força e muito rápido. O Paulinho entra mais tocando a bola e ele chega mais na velocidade. Os dois são bem parecidos e chegam bem lá na frente.

Café da manhã reforçado

Quem come mais? Acho que é o Hulk, né? Joga nas costas do Hulk que está tranquilo (risos)...

Felipão em poucas palavras

Felipão é um cara que compra a briga de todo mundo, que tenta extrair o máximo de todos os atletas, que trata todo mundo igual. Ele tem feito a diferença para mim porque eu sofri muitas críticas na Copa das Confederações e nesse início de Copa do Mundo. Mas eu sei qual é.. sei que vai dar tudo certo. Mas eu tinha que melhorar, tinha que evoluir. E essa cobrança acabou ficando bem forte em mim.

Peso da camisa amarelinha

Não é fácil você representar 200 milhões, vestir a camisa mais importante do futebol e ter o peso de não querer decepcionar seus amigos, sua família. Isso dá força. Olhei para esse momento meu e me agarro muito nisso.

Qual o fim da Seleção?

A mesma da Copa das Confederações. Coisas boas, gols, títulos... Tenho certeza de que é isso aí que vai acontecer no fim de tudo.

A atual equipe chilena

Acho que é uma das seleções mais fortes do Chile nos últimos anos. Forte, muito técnica e com jogadores muito qualificados pelo futebol mundial.

A 'Copa América' no Mundial

Acho que o clima, o campo.. Tudo pode fazer um pouco de diferença porque nós estamos já adaptados. Mas a grande diferença está sendo o aspecto tático das equipes. Colômbia, Equador, Uruguai, Chile... Todos estão fazendo grandes jogos e grandes atuações. Fortes e bem técnicos.

Evolução necessária

Agora temos de acertar mais e errar menos. Começamos com cinco, passamos para seis, sete.. Mas o dez vamos buscar a partir das oitavas de final.

Evolução do Brasil

A nossa forma coletiva só evoluiu mesmo nesse último jogo e já melhorou para mim. O Neymar é o jogador que faz a diferença, que vai achar espaço, resolver numa jogada individual. Mas quando está apertado para ele, já dribla um e olha para mim...

Relação do grupo

A gente procura analisar como é cada jogador e dentro de campo é correr primeiro e depois pensar no que vai fazer. Vamos correr, vamos ser fortes. Temos vários líderes e cada um de uma forma. É uma equipe bem para cima e positiva.

Estilo de jogo do Chile

Jogar sem centroavante é mais uma características do time deles. São jogadores rápidos e bem técnicos. Entram na área no toque de bola e não deixam de ser perigosos por isso.

Conhecer Teresópolis

Clima que eu gosto, tranquilo. Bem frio... É um lugar que dá para descansar depois da Copa com a família.

Você pode gostar