Por pedro.logato

Rio - Tachado de pessimista, Vanderlei Luxemburgo pode ser considerado super sincero quando discursa sobre futebol. O técnico foi o primeiro a frear a empolgação criada pela invencibilidade de oito partidas, que fez o Fluminense vislumbrar uma vaga no G-4. Depois de duas derrotas seguidas, a realidade é outra. A dois pontos da zona de rebaixamento, o Tricolor recebe o vice-líder Grêmio, no sábado, às 18h30, no Maracanã, com a obrigação de vencer. Muito direto, Luxemburgo deixou claro que a realidade do Fluminense em 2013 é brigar para permanecer na Primeira Divisão.

Luxemburgo pensa em tirar Flu do sufocoDivulgação

“Parece que no futebol brasileiro é proibido dizer a verdade. Se o Fluminense tivesse montado uma equipe para vencer a Libertadores e o Brasileiro não teria mudado de técnico. Essa é a rotina no nosso país. Queria estar brigando pela vaga na Libertadores, mas a nossa realidade é outra”, disse Luxa.

A sinceridade do comandante tricolor não parou por aí. À espera de um confronto muito complicado no Maracanã, Luxemburgo disse que a vitória, não importa o placar, terá peso de uma goleada pelo incômodo momento do Fluminense na tabela, 14º colocado, com 34 pontos. Com esse cenário, ele considera o torcedor o principal aliado da equipe na busca da nova reabilitação no Brasileiro.

“O torcedor precisará ter paciência e entender a realidade do momento do Fluminense. É preciso ter muito equilíbrio para superar essa fase. Será um jogo de paciência. O Grêmio joga bem fechado, é complicado de fazer gol... 1 a 0 é goleada. Acredito que será um confronto pensado”, disse Luxemburgo.

O delicado momento exige cautela. Misterioso, o treinador não antecipou a escalação, mas deve promover mudanças no Fluminense. A entrada de Anderson no lugar de Leandro Euzébio, suspenso, é certa. Titular, Rafinha entrará na vaga de Rhayner. Mas Felipe pode ser a principal novidade. Sem Carlinhos e Ronan, machucados, o camisa 16 pode ser escalado na função de ala pela esquerda hoje à noite.

Sob risco de novo gancho, técnico ironiza procurador

Na mira do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Vanderlei Luxemburgo, então suspenso, negou ter ido ao vestiário do Fluminense durante o intervalo do clássico com o Vasco, em Florianópolis. Punido com duas partidas de suspensão pela expulsão contra a Portuguesa, o técnico não poderia ter estado no local, segundo o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt. Sem temer um novo gancho, Luxemburgo cobrou provas.

“Não tenho nada a dizer. Quem matou? Quem morreu? Se não tem prova, cadê o assassino? Se fosse o ‘Zé Mané’, será que Paulo Schmitt teria falado sobre isso (possível punição)? Será que ia querer denunciar de novo?”, contestou Luxemburgo.

Depois de pagar a pena nas duas últimas rodadas, o técnico voltará a comandar o Flu à beira do gramado neste sábado.

Você pode gostar