Por rodrigo.sampaio

Londres - A polícia de Londres divulgou nesta segunda-feira a identidade de dois dos três suspeitos de terem executado o atentado deste sábado em Londres, que deixou sete mortos e 48 feridos. São eles: Khuram Shazad Butt, cidadão britânico de 27 anos nascido no Paquistão, Rachid Redouane, que tinha nacionalidade líbia e marroquina. Ambos habitavam o bairro de Barking, no leste da cidade. O terceiro suspeito ainda não foi identificado.

Khuram Shazad Butt e Rachid Redouane foram identificados como dois dos três autores do atentado da Ponte de Londres.AFP

Butt já era conhecido pelas autoridades. No comunicado, no entanto, os investigadores afirmam que não tinham razões para suspeitar de suas atividades. Duas das doze pessoas detidas em razão dos ataques foram liberadas.

Os três suspeitos foram mortos a tiros por agentes de segurança minutos após atropelarem pedestres com uma van na Ponte de Londres e atacarem pessoas com faca. 

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, informou nesta segunda que a política britânica identificou os três responsáveis pelo ataque terrorista na Ponte de Londres ocorrido no fim de semana.

Multidão presta homenagem aos mortos do atentado na Ponte de LondresAFP

Com a promessa de lançar uma nova ofensiva contra extremistas, a May disse que a ameaça do extremismo islâmico é um dos mais graves enfrentado pelo Reino Unido. "Estamos liderando esforços internacionais para lidar com e derrotar a ideologia do extremismo islâmico pelo mundo", afirmou May, que falou durante evento de campanha em Londres. "Mas à medida que a ameaça se desenvolve, nossa resposta deve fazer o mesmo. Não podemos continuar como estamos", acrescentou.

A campanha eleitoral no Reino Unido foi retomada nesta segunda-feira, após ter sido suspensa devido ao ataque do fim de semana. Na quinta-feira, o país realiza eleições gerais.

May também afirmou que o nível de alerta de terror do Reino Unido continuará em "severo", a segundo maior categoria, ressaltando que medidas de segurança adicionais foram implementadas em torno da região central de Londres.

A primeira-ministra disse que as identidades dos autores do ataque, que foram mortos oito minutos após a polícia ter sido alertada do incidente, são de conhecimento da força policial, mas ainda não será divulgadas publicamente.

O ataque na Ponte de Londres, ocorrido no sábado, deixou sete mortos e 50 feridos, vários dos quais estão hospitalizados em estado crítico. Neste domingo, o grupo militante Islâmico atribuiu o atentado a uma "unidade secreta" sua, mas a informação ainda não pôde ser confirmada de forma independente.

Nos últimos três meses, o Reino Unido sofreu três ataques terroristas, dois dos quais na capital inglesa e um em Manchester.

Com informações de Estadão Conteúdo

Você pode gostar