Rio - Os docentes da rede municipal de Educação do Rio vão promover uma aula pública nesta terça-feira, antes da Marcha em Defesa da Educação que vai seguir da Candelária até a Cinelândia, a partir das 17h. O ato promovido pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) será em homenagem ao Dia do Professor.
A intenção é que a aula seja ministrada na Cinelândia. A categoria espera reunir mais de vinte mil pessoas na manifestação.
Os professores e pessoal de apoio da Prefeitura do Rio estão em greve desde o dia 8 de agosto. Durante o processo de negociação, eles chegaram a suspender a paralisação por dez dias. Mas retomaram após o Executivo enviar o projeto de lei para a Câmara de Vereadores do Rio.
O sindicato esclarece que sai da greve somente após a prefeitura revogar o plano aprovado pelo Poder Legislativo e reabrir a mesa de negociação com a classe. Na sexta-feira à noite, a Justiça suspendeu o plano, concedendo liminar para anular a sessão da Câmara que aprovou a proposta da prefeitura.
A assembleia de amanhã, às 11 horas, deve decidir pela continuidade da paralisação. O ato unificado que acontece após terá a participação de do pessoal da Educação estadual.No último ato unificado promovido dia 7 deste mês, cerca de 50 mil pessoas, de acordo com o Sepe, participaram da passeata na Avenida Rio Branco.