Por tamara.coimbra

França - O Escritório Investigações e Análise (BEA) da França revelou nesta sexta-feira que uma primeira análise da segunda caixa-preta do avião A320 da Germanwings que caiu nos Alpes franceses aponta para uma ação deliberada do copiloto. A primeira leitura dessa segunda caixa, que registra os parâmetros técnicos do voo, indica que o copiloto recorreu ao piloto automático para iniciar a descida e que o modificou posteriormente em várias ocasiões para aumentar a velocidade da aeronave.

Caixa-preta foi encontrada nesta quinta-feira danificada e escurecida pelo fogoReuters

"O piloto presente na cabine utilizou o piloto automático para que o avião descesse para uma altitude de 100 pés (cerca de 30 metros) e que, várias vezes ao longo da descida, modificou a regulagem para aumentar a velocidade do avião", afirmou o BEA em um comunicado.

A segunda caixa-preta do A320 foi encontrada nesta quinta-feira no local do impacto e levada durante a noite para a sede do BEA em Paris, que já tinha analisado os dados da primeira caixa-preta, com as conversas na cabine. O organismo disse que a segunda caixa-preta começou a ser verificada assim que chegou no centro, e que os analistas do BEA continuam analisando o aparato para estabelecer o "desenvolvimento" do voo entre Barcelona e Düsseldorf, que caiu em 24 de março com 150 pessoas a bordo.

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Este segundo dispositivo registra os parâmetros técnicos durante as últimas 25 horas do trajeto, tais como velocidade, altitude e modo de pilotagem. A caixa-preta, enegrecida pelo fogo, foi encontrada por uma integrante do Pelotão de Alta montanha da Gendarmaria Nacional em uma zona já explorada anteriormente e estava, segundo a Promotoria de Marselha, "totalmente enterrada", o que dificultava sua localização.

Copiloto alemão Andreas Lubitz é acusado de derrubar "de maneira deliberada" o avião da GermanwingsReuters

Para o promotor Brice Robin, encarregado pelo caso, a caixa-preta fornece um complemento "indispensável" para esclarecer os fatos e completar a informação contida na primeira caixa-preta, na qual já era possível constatar uma ação voluntária do copiloto, o alemão Andreas Lubitz, de 27 anos.

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