Por paloma.savedra
Rio - A prisão dos três policiais militares acusados de estuprarem três moradoras do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, foi revogada. A decisão foi proferida, nesta terça-feira, pela juíza Ana Paula Monte de Barros, da Auditoria da Justiça Militar, que considerou não haver riscos à instrução criminal, tendo em vista que as oitivas das testemunhas "essenciais" já haviam sido feitas.
De acordo com o entendimento da magistrada, a revogação da prisão preventiva dos réus Gabriel Machado Mantuano, Anderson Farias da Silva e Renato Ferreira Leite não afetará o andamento do processo.
Policiais militares acusados de estupros no Jacarezinho%2C na chegada à delegacia%2C no começo de agostoFernando Souza / Agência O Dia

Em sua decisão, a juíza afirma que não há mais requisitos para sustentar a manutenção da prisão preventiva em tela, "não havendo quaisquer elementos idôneos a comprovar eventual risco à ordem pública, aos princípios da hierarquia e disciplina ou quanto à periculosidade dos acusados", destaca em um trecho.

Além disso, um parecer técnico científico, feito a pedido da Defensoria Pública, foi anexado ao processo. De acordo com informações, o laudo, feito com base no exame de corpo delito nas mulheres, afasta a possibilidade de ter ocorrido estupro, e aponta que as relações sexuais foram consensuais.

Justiça nega liberdade aos acusados de estupro no Jacarezinho

Ministério Público denuncia PMs por estupro de moradoras de comunidade

Publicidade
Entre as jovens, uma é menor de idade
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou, no dia 15 de agosto, os três policiais militares da UPP Jacarezinho por estupro de três moradoras da comunidade - duas jovens de 35 e 18 anos e uma menor de idade, de 16. Gabriel Machado Mantuano, Anderson Farias da Silva e Renato Ferreira Leite foram presos em flagrante pela suposta prática do crime. Wellington de Cássio Costa Fonseca também foi preso e apontado inicialmente como um dos criminosos, porém, não foi denunciado pelo MP.




Publicidade