Por tiago.frederico

Rio - Fechada para obras da Linha 4 do metrô há pelo menos dois anos, a Rua Barão da Torre, em Ipanema, finalmente será liberada ao tráfego neste sábado. A abertura total da via, que teve trânsito parcialmente liberado no último fim de semana, ocorrerá no trecho entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo.

Com a liberação total da Barão da Torre, o trânsito nas ruas Teixeira de Melo e Jangadeiros, que havia sofrido intervenção, volta a operar como antigamente. Desta forma, a Teixeira de Melo volta a ter o fluxo de veículos no sentido Barão da Torre. Na Jangadeiros, o trânsito também volta a fluir no sentido Praça General Osório/Praia de Ipanema.

Ruas de Ipanema ficaram alagadas, em janeiro de 2015, devido a vazamento que jorrou água com cimento em trecho da viaReprodução Vídeo

As três vias (Barão da Torre, Teixeira de Melo e Jangadeiros) também terão uma nova sinalização e contarão com orientadores de tráfego que irão fornecer informações a motoristas e pedestres. As alterações de trânsito foram definidas pela Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Consórcio Linha 4, em conjunto com a CET-Rio.

Segundo informou o consórcio, as restaurações nos edifícios que foram afetados pela obra continuam sendo executadas, assim como os reparos das pedras portuguesas nas calçadas do trecho entre às ruas Teixeira de Melo e Joana Angélica. O consórcio promete que, ao final destes serviços, a via será rearborizada.

Histórico da obra

Em maio de 2014, parte da calçada entre ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo afundou e provocou vazamento de água, além de interromper o fornecimento de gás em alguns apartamentos de edifícios da região. O chamado "Tatuzão", máquina usada para escavar o túnel, teve o serviço interrompido até novembro daquele ano, para que as causas assentamento do solo fossem apuradas.

Em outubro, a explosão de um bueiro, nas proximidades do número 130, assustou moradores e pedestres. Bombeiros foram chamados e a área foi isolada. Ninguém ficou ferido.

LEIA MAIS:

Rua Barão da Torre, em Ipanema, terá trecho liberado neste sábado

'Há meses estamos sentindo tremores', diz moradora da rua Barão da Torre

Buraco aparece próximo às obras da Linha 4 do metrô em Ipanema

Explosão de bueiro em Ipanema deixa moradores em pânico

Crateras na Rua Barão da Torre: Consórcio diz não haver risco

Morador de Ipanema teme volta do Tatuzão

Buraco se abre perto de obra da Linha 4 do Metrô e alaga rua de Ipanema

No mês seguinte, uma cratera surgiu na via, logo após o retorno das operações do "Tatuzão". Inicialmente, houve suspeita de que o buraco tivesse sido causado pela máquina, porém, depois, descobriu-se que a causa era um vazamento em um ramal predial. A Cedae reparou o problema na época.

Em janeiro deste ano, um vazamento de água com cimento alagou a esquina das ruas Farme de Amoedo e Barão da Torre. Um buraco surgiu próximo ao canteiro de obras da Linha 4 do Metrô, provocando a interdição de trecho das vias.

Você pode gostar