Por bianca.lobianco

Rio - Traçar o perfil de diabéticos, hipertensos e obesos de Duque de Caxias é uma das missões dos médicos que irão trabalhar na Unidade Móvel de Saúde entregue pela prefeitura essa semana na Praça do Pacificador. O trailer conta com dois consultórios e irá percorrer os quatro distritos do município, reforçando ainda a atuação das unidades de Saúde da Família (USF) em áreas carentes. A prefeitura deverá colocar, ainda este ano, outros traileres com a mesma função.

No primeiro dia foram realizados 241 atendimentos%2C sendo a maioria para verificação da pressão arterial%2C além de 26 consultas e cinco remoçõesFotos%3A Letícia Passowki

"Encontramos a situação da saúde no município em estado crítico, mas aos poucos estamos conseguindo melhorar e não será em um ano que iremos solucionar problemas de cinco ou seis anos atrás. Este veículo que entregamos à população foi comprado há cerca de um ano e meio e era para ser utilizado na castração de animais. Entendo esta necessidade, entretanto atender a população neste instante é mais importante", disse o prefeito Alexandre Cardoso, ressaltando o investimento que vem fazendo na saúde, seja recuperando postos que necessitam de obras seja ampliando o atendimento na saúde básica.

Cardoso destacou também o trabalho que a Unidade Móvel de Saúde fará em toda a cidade, com uma proximidade maior do morador do município, cuidando da hipertensão arterial, diabetes, obesidade e reduzindo assim as chances de ocorrerem episódio de AVC, enfarto e outros problemas. "Não adianta abrir mil hospitais se não cuidarmos da saúde onde realmente é importante, diretamente na população", afirmou o prefeito, que também comentou o início das obras do Hospital Duque de Caxias.

A auditoria já foi concluída e, segundo ele, o relatório aponta que, para reabrir a unidade serão necessários R$ 8,5 milhões e não os cerca de R$ 24 milhões como constava na gestão passada. O local terá um Serviço de Pronto Atendimento 24 horas.

Você pode gostar