Por rafael.nascimento

Rio - Morreu na madrugada deste sábado o menor infrator da unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que havia sido internado às pressas, na noite desta sexta-feira, com suspeita de meningite. A informação foi confirmada pelo próprio Degase, na manhã deste sábado. Anteriormente, a instituição havia dito que desconhecia o caso.

Entretanto, em nota, na tarde de hoje, a instituição voltou atrás e disse que a declaração de óbito aponta morte do menor de 15 anos por "tamponamento cardíaco" e não por meningite. De acordo com informações do Sind-Degase, o menino foi levado ao Hospital Municipal Jorge Júlio da Costa dos Santos, conhecido como Hospital do Joca, já sem consciência e em coma. O adolescente não resistiu e morreu. O corpo foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu. O caso será investigado pela 54ª DP (Belford Roxo), que diz aguardar o laudo cadavérico do IML para comprovar de fato a causa da morte.

Unidade do degase onde estava menor tem péssimas condições. Assista vídeo!

Os funcionários da unidade contaram que o adolescente teria apresentado um quadro avançado de meningite meningocócica. Segundo os mesmos, que preferiram não se identificar, há o risco de os agentes e os enfermeiros que mantiveram contato direto com o menino terem pegado a doença. A unidade está com 380 menores internados, apesar de ter espaço apenas para 150.

"Os funcionários do órgão também não contam com qualquer plano de saúde ou adicional de insalubridade para se protegerem de forma adequada dos riscos a que estão expostos em razão do ambiente confinado a que trabalham ininterruptamente", destacou o Sind-Degase, em nota.

O Degase informou que, durante o atendimento hospitalar, foi identificada a suspeita de meningite, e, por cautela, a coordenação de saúde do departamento está tomando as providências necessárias, iniciando o protocolo de prevenção, medicando os outros jovens que tiveram contato com o adolescente.

No mesmo comunicado, a instituição dá entender que o menor havia já tido outros problemas de saúde antes. "Sempre que necessário, o adolescente recebeu atendimento médico", afirmou. Também foi informado que a família do jovem está recebendo o "auxílio necessário."

Unidade do Degase%2C na Baixada Fluminense%2C em condições insalubres WhatsApp O DIA (98762-8248)


Você pode gostar