Por bianca.lobianco
Rio - Tem novidade no VLT nesta segunda-feira. Os bondes modernos vão passar a circular por um novo trecho do Centro do Rio. A segunda fase do sistema será iniciada entre as paradas Saara e Praça 15, no Centro do Rio, às 9h45. O trajeto conta com duas paradas intermediárias: Tiradentes, na Praça Tiradentes, e Colombo, perto da tradicional e centenárias confeitaria.

Com a chegada do VLT à Praça 15, os passageiros de Niterói, Cocotá e Ilha de Paquetá que utilizam as barcas serão beneficiados com uma nova opção de integração.

O trecho novo vai funcionar até as 14h na segunda-feira, sem cobrança de tarifa. De amanhã até domingo, a operação será das 8h às 14h, e os passageiros continuarão podendo passear de VLT sem pagar nada. Já a partir da segunda-feira da semana que vem, a cobrança começa a ser realizada, no valor de R$ 3,80 (pelos validadores nos vagões), e o serviço será oferecido das 6h à meia-noite, mesmo horário da Linha 1 (Santos Dumont-Praia Formosa).

A primeira etapa estreou em junho, antes da Olimpíada, entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont. Na época, a prefeitura anunciava que a segunda fase, prometida entre a Central e a Praça 15, seria inaugurada no segundo semestre. Em outubro, a gestão municipal anterior informou que o segundo trecho entraria em operação até novembro, entre as paradas Saara e Praça 15, e não mais até a Central. O prazo não foi cumprido.

A ligação até a Central foi prorrogada para este ano, em mês não divulgado. A extensão é importante para absorver os usuários dos trens da e do metrô, promovendo uma conexão multimodal.