Por gabriela.mattos

Rio - O Hemorio, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES), emitiu um comunicado nesta sexta-feira alertando a população de que é preciso esperar quatro semanas para doar sangue após receber a dose da vacina contra febre amarela. Temendo que o abastecimento de sangue no estado do Rio seja prejudicado, o hemocentro convoca os moradores da cidade a doar sangue antes de se vacinar. 

"Essas quatro semanas são necessárias para que o organismo crie anticorpos contra o vírus da febre amarela. Antes desse período, o sangue não é seguro para ser transfundido. Por isso, é de extrema importância que as pessoas doem sangue antes de serem vacinadas" explica Luiz Amorim, o diretor geral do Hemorio. 

Hemorio teme que o abastecimento dos bancos de sangue seja prejudicado nas próximas semanasMonique Oliveira

Com capacidade para receber até 400 doadores por dia e abastecer as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde, o hemocentro também envia sangue, quando necessário, para outras cidades. Com a vacinação já iniciada em 25 municípios, a capital deve suprir as necessidades desses locais, que ficarão impedidos de captar sangue em grande quantidade por algumas semanas. 

Quem pode doar sangue? 

Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano. 

O que é necessário para fazer a doação? 

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: http://www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A unidade do Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue, no número 0800 282 0708

Você pode gostar