Por adriano.araujo

Rio - A Justiça do Rio determinou a desocupação imediata de policiais militares de casas de moradores no Largo do Samba, no Complexo do Alemão, na Zona Norte. A decisão é da juíza Roseli Nalin, titular da 15ª Vara de Fazenda Pública da Capital. Procurado, o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília disse que os policiais deixarão as residências nas próximas horas.

A ação que pedia a saída dos PMs das casas foi ajuizada pela Defensoria Pública do Estado, com base na denúncia de moradores que residem nas casas. “Determino, por meio do Comando Geral da PMERJ e da Secretaria de Estado de Segurança, aos Policiais Militares em atuação na Unidade de Polícia Pacificadora Nova Brasília a imediata desocupação, bem como se abstenham de turbar ou esbulhar a posse privada sob o pretexto da utilização dos imóveis para operações militares no contexto do combate à criminalidade naquele Complexo”, diz a decisão.

Policial em laje de casa no Largo do Samba%2C no Complexo do Alemão%3A Na imagem%2C PM zomba de manifestação de moradores pela paz realizada na última terça-feira%2C segundo ativista do complexo de favelasReprodução Facebook / Raull Santiago

Na decisão, a juíza disse que a o conflito bélico que se instalou na cidade, em especial no Complexo do Alemão, atinge não apenas as famílias residentes, mas também os próprios policiais. Ela acrescentou que o Comando Militar não pode violar os direitos humanos, representando ofensa à proteção constitucional do domicílio, além da integridade física e à segurança.

A magistrada expediu ofício ao Secretário Estadual de Segurança, ao Comandante Geral da PMERJ e ao Comandante da Unidade de Polícia Pacificadora de Nova Brasília/Complexo do Alemão para o cumprimento da determinação de desocupar as casas. A decisão também exige a publicação da medida no boletim interno da Polícia Militar "para que todos os membros da corporação tomem conhecimento do ato ilícito de utilização de imóveis particulares como base militar."

Você pode gostar