Por luana.benedito

Rio - O Dia Internacional da Mulher — 8 de março — vai ser comemorado em grande estilo em vários municípios do Estado do Rio. Para marcar a data estão agendadas diversas ações voltadas exclusivamente para o público feminino. Em algumas cidades, a programação já começa na próxima segunda-feira, dia 6, e irá até 8 de abril.

Em Macaé, as atividades vão ocorrer durante todo o mês de março. Estão previstas, entre outras, ações de prevenção e enfrentamento à violência feminina, com apoio e acolhimento psicológico, social e jurídico. “A mulher está ganhando mais espaço, contribuindo para ela entender que é capaz, numa clara reafirmação de direitos”, acredita Jane Roriz, da Coordenadoria Geral de Políticas para Mulheres de Macaé.

Palestras%2C shows e até consultoria jurídica vão marcar o 8 de marçoDivulgação

Na cidade de Cabo Frio, a programação vai de 8 de maço ao dia 8 de abril. Sob o comando da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (CGDM) e do Centro especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), estão previstas palestras, cursos e oficinas de capacitação profissional, além de consultoria jurídica, encaminhamento para serviços de saúde e tratamentos estéticos, entre outros.

Volta Redonda também terá programação ao longo do mês de março. Entre as atividades da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o programa ‘Movimento Mulher’, que irá promover cursos e palestras. Já Paracambi vai promover a Semana da Mulher — entre os dias 6 a 11 —, com palestras, sessão de cinema e a reinauguração do Centro Especializado de Atendimento a Mulher.

Em Niterói, a Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a ONG Niterói Mais Humana, vai promover ações de saúde. Entre elas, campanha que convida as mulheres a realizar teste de sífilis, demonstrando a necessidade de prevenção — uso de preservativos — e diagnóstico da doença.

No município de Itatiaia, a data vai ser comemorada no sábado, dia 11, com programação na Praça da Emancipação. Estão previstas palestras, consultas com psicólogos e assistentes sociais, sorteio de brindes e tratamentos estéticos. Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Janaina Sá Dantas, o objetivo é melhorar a autoestima das mulheres. “Trabalhamos com ações de valorização, proteção e na criação de políticas públicas que olhem com mais atenção para a realidade das mulheres”, esclarece ela. 

Inserção social e autoestima

Em Campos dos Goytacazes, entre os dias 6 e 10 de março vai acontecer a ‘Semana da Mulher — Dignidade e Cidadania: Esses São Nossos Presentes’. Terá serviço de emissão de carteiras de trabalho, cadastro de emprego, oficina de reciclagem, palestras, shows, corte de cabelo e massoterapia, entre outras ações.

“Será a primeira de muitas outras atividades em prol da concretização dos direitos da população em situação de vulnerabilidade social. Pretendemos levar dignidade e cidadania a essas mulheres, auxiliando na inserção no mercado de trabalho e promovendo a autoestima”, garante Elma Coelho Sizenando, subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social.

Você pode gostar