Por luana.benedito

Rio - Superação tem sido a palavra de ordem no Serra Macaense Futebol Clube. Depois de desistir de disputar qualquer campeonato no biênio 2014/2015 por falta de recursos, o modesto clube deu a volta por cima, se reestruturou e, em 2016, participou da Série C do Campeonato Estadual. Classificado entre os quatro primeiros, o Verdão de Macaé agora se prepara para estrear na Série B, que começa dia 13 de maio.

Verdão de Macaé volta à Série B e sonha com a primeira divisãoDivulgação

Para a temporada 2017, o Serra Macaense manterá cerca de 80% do elenco que atuou no ano passado. De acordo com o presidente do do clube, Rodrigo dos Santos, a equipe também vai continuar sob o comando do técnico Luiz Carlos Mendes de Oliveira, o Quarenta. “Uma das vantagens de ter praticamente o mesmo time de 2016 é que estamos mais entrosados do que alguns dos nossos adversários”, avalia.

Com estrutura bem enxuta — a folha de pagamento não ultrapassa os R$ 40 mil mensais —, o presidente do Serra Macaense aposta na força da juventude do elenco, com média de idade entre 21 e 22 anos, para fazer bonito na Série B. Entre os nomes de destaque, ele cita o atacante Elton Pereira e o zagueiro Círio. “Mesmo jovem, a equipe será bastante competitiva e com capacidade para enfrentar o desafio de encarar clubes com tradição e camisa, como Americano e Friburguense, entre outros”, garante Rodrigo dos Santos.

O presidente do Serra Macaense, aliás, se mostra bastante otimista. E acredita ser possível estar entre os primeiros colocados da Série B para poder disputar, no fim de 2017, a seletiva de acesso à Série A, e conquistar a vaga para estar na elite do futebol do Estado do Rio em 2018. “Trabalhamos com o que temos de melhor. Em um primeiro momento, nossa meta é a seletiva para, depois, concretizar o acesso à primeira divisão”, vislumbra ele.

Ascensão meteórica e ostracismo

O Serra Macaense foi fundado no dia 18 de novembro de 2009, quando um grupo de empresários comprou o Independente Esportes Clube Macaé — este foi criado em 29 de dezembro de 1992. Em 2010, o novo time estreia na Série C do Carioca e, de cara, surpreende ao conquistar o terceiro lugar e garantir vaga à Série B.

Em 2012, foi a vez da equipe de Juniores brilhar, sendo vice-campeã — o profissional ficou na 12ª colocação. Em 2013, a conquista da Série B de Juniores, enquanto os profissionais cumpriram tabela.

Após ficar fora de competições em 2014 e 2015, o time profissional do Serra Macaense não fez feio e garantiu a vaga na Série B de 2017. “Depois de dois anos parados foi uma grande conquista”, exalta o presidente Rodrigo dos Santos.

Você pode gostar