Por marlos.mendes

Rio - O aniversário de Maricá é comemorado somente no dia 26 de maio. Mas a cidade já dará início às festividades no próximo fim de semana. É que sábado e domingo vai ser realizada a 45ª edição da Festa da Pesca. O evento, que faz parte do calendário de comemorações do município, acontecerá na orla de Itaipuaçu e deverá reunir cerca de 150 equipes de diversos estados brasileiros — cada uma delas composta por três pescadores.

De acordo com Welton Campello, coordenador de gestão e projetos de Maricá, para participar da Festa da Pesca é preciso fazer inscrição pelo e-mail do organizador do evento, o Gaivotas Clube de Pesca — cpgaivotas@hotmail.com. Ainda segundo ele, será possível se inscrever no primeiro dia do torneio — a partir das 9h, em frente à Rua Professor Cardoso de Menezes, Itaipuaçu.

Festa da Pesca é tradição nas areias de MaricáDivulgação

No ato de inscrição, cada pescador deve apresentar a Licença de Pesca Amadora, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de pagar taxa de R$ 120 e apresentar três quilos de alimentos não perecíveis. “Já temos equipes do Espírito Santo, São Paulo e da região Sul, além de várias de todo o Estado do Rio”, conta Welton Campello.

Assim como aconteceu no Open Itaipuaçu Peixão, realizado em março, os peixes pescados nos dois dias do evento terão destino certo. Irão diretamente para um caminhão frigorífico, que, por sua vez, serão postos à venda para os frequentadores da Festa da Pesca. “Nossa expectativa é os competidores pesquem entre 500 a 600 quilos de peixes. E o dinheiro arrecadado com a venda será destinado às instituições da cidade”, destaca Welton Campello.

Conforme o coordenador de gestão e projetos de Maricá, o torneio ainda terá outras atrações ao longo dos dois dias de evento. Está prevista, por exemplo, concurso para eleger a rainha da Festa da Pesca, além de um passeio ciclístico e shows com artistas locais. “É uma festa para toda a família. E como queremos incentivar as ‘pratas da casa’, as apresentações serão com músicos da cidade”, adianta Welton Campello.

Mundial de Beach Tênis em Niterói

Niterói vai sediar, entre 5 e 7 de maio, a Copa Rio Beach Tênis. O torneio acontecerá na praia de Piratininga e são esperados mais de 700 atletas, de ambos os sexos, de 12 países. Estão confirmados os nomes do maior campeão da história do esporte, o italiano Alex Mingozzi, da carioca Joana Cortez e da catarinense Rafaella Miiller. Vão ser distribuídos US$ 10 mil em prêmios.

No total, a Copa Rio Beach de Tênis terá cinco quadras, sendo que a central contará com arquibancada — haverá jogos também à noite. Além das partidas, a programação inclui shows musicais e food truck. “Será um dos principais torneios do mundo”, destaca o campeão Alex Mingozzi.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (6/5)
9h às 11h - inscrições
11h - abertura do torneio
16h - show com o grupo Tô Kerendo

DOMINGO (7/5)
7h - início do torneio
10h - passeio ciclístico
11h30 - show com Bruno Fortes e Banda Boa
14h - premiação
15h - concurso da rainha da Festa da Pesca

Você pode gostar