Rio - Imagine que você vai a um posto e recebe atendimento médico. Pouco tempo depois, recebe em seu telefone celular uma mensagem de texto com notificação para marcar exames, tomar vacinas ou voltar a ver o médico para um check-up. Na cidade de Maricá, esse futuro não é tão distante.
Com a inauguração de um posto de saúde 100% informatizado em Inoã ontem, a cidade começou a utilizar a tecnologia como ferramenta para mudar o paradigma da gestão pública de saúde.
O objetivo é aumentar a qualidade e a rapidez do atendimento à população. Com o processo de modernização, até o fim do ano todas as 30 unidades de saúde do município devem estar integradas e equipadas com computadores e Wi-Fi. Além de Inoã, até a semana que vem, outros três postos vão funcionar sob esse esquema.
A prefeitura investiu na compra de computadores, impressoras e videomonitoramento. A modernização, espelhada nos modelos de cidades como Rio e Florianópolis, conta com um sistema de prontuário eletrônico desenvolvido pela HIS Tecnologia, no qual médicos, enfermeiros e funcionários do posto de saúde registram todas as informações do paciente, online.
“O prontuário eletrônico visa a otimizar o atendimento à população. Desde a recepcionista até o médico não vão mais usar papel. É tudo feito no computador”, disse Victor Silveira, coordenador de tecnologia da informação de Maricá, que supervisionou o processo.
É este registro eletrônico que vai permitir o monitoramento da saúde da população e, consequentemente, os avisos sobre vacinas e consultas. Isso possibilita ter dados não apenas sobre quantas pessoas foram atendidas, mas também qual o grau de atenção que elas receberam.
Dados digitais permitem maior transparência em investimentos
O cadastro feito no prontuário eletrônico será integrado com outras informações do paciente, em uma parceria entre secretarias — por exemplo, seus dados médicos serão guardados com o mesmo cadastro feito para o IPTU. Maricá já havia começado a informatização destes dados com o projeto Maricá-Cidade Inteligente, lançado em 2010.
A informatização dos dados sobre saúde pública são uma exigência do Ministério da Saúde desde o ano passado — segundo a pasta, até o lançamento da obrigatoriedade, 76% das unidades básicas de saúde do país ainda registravam o histórico do paciente em papel.
A transmissão digital de informações sobre o atendimento nos sistemas municipais permite maior transparência na verificação dos investimentos em saúde feitos pelas cidades brasileiras.
Em Maricá, as informações eletrônicas devem ser divulgadas mensalmente, sob o mote da transparência. A modernização também vai significar o controle de qualidade do atendimento, já que a população vai poder participar de pesquisas de satisfação. Outro componente importante é a educação das pessoas sobre saúde — nos paineis das salas de espera, serão exibidas mensagens sobre prevenção, cuidados com alimentação e com higiene.
Para adaptação às mudanças, as equipes dos postos de saúde passaram por uma semana de treinamento. A partir daí, todos os atendimentos passam a ser informatizados. “O sistema é muito fácil, muito didático”, disse Victor Silveira.