Por luana.benedito

Rio - Maricá estuda a implantação de um novo meio de transporte. É o ‘hovercraft’, veículo aquático que poderá vir a ser utilizado nas lagoas da cidade. Espécie de pequena balsa dotada de bolsa de ar em sua base de sustentação e com motor localizado na parte traseira, acima do nível da água, o sistema foi apresentado recentemente em reunião entre a Empresa Pública de Transportes (EPT) e uma equipe de Engenharia e Mecânica Naval da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O ‘hovercraft’ conta com bolsas de ar na base e um motor na traseiraDivulgação

Ainda em fase embrionária e sem prazo para implantação — vão ser realizados estudos de viabilidade técnica e financeira do sistema —, o ‘hovercraft’ poderá ser uma solução para ser utilizada na travessia da praia das Amendoeiras, em São José de Imbassaí, e Araçatiba. Tal trecho de navegação, percorrido na Lagoa de Maricá, conta com aproximadamente oito quilômetros de extensão.

De acordo com o corpo técnico da UFRJ, existem vários modelos de hovercraft usados ao redor do mundo. Para Maricá, especificamente, a solução encaminhada à diretoria da EPT é a de uma embarcação com capacidade para até 15 ocupantes, equipada com apenas um motor traseiro e altura de cerca de três metros. “Trabalhamos em projetos semelhantes e cremos que seja possível implantar aqui também”, avaliou Fernando Almeida, da UFRJ.

Para o presidente da EPT, Fabiano Filho, colocar em funcionamento os hovercrafts não é tarefa tão simples. De saída, ainda é necessário realizar toda uma série de estudos sobre os custos de aquisição, manutenção e da estrutura do novo sistema de transportes.

“É algo que requer uma estrutura pequena para embarque e desembarque, e também as embarcações são de um tamanho que nossos canais também têm capacidade de comportar. Vamos realizar esse trajeto experimental mas, no futuro, podemos até expandir até Itaipuaçu”, projeta Fabiano Filho.

Você pode gostar