Por luana.benedito

Rio - As cidades de Niterói e Annapolis, em Maryland, nos Estados Unidos, acabam de selar uma parceria para o desenvolvimento de ações nas áreas náutica, de gestão pública e meio ambiente e sustentabilidade, entre outras. A colaboração dos dois municípios prevê também a realização, em 2018, de uma regata com a participação de atletas brasileiros e norte-americanos.

“Annapolis é a capital da vela nos Estados Unidos e há muitos anos é cidade-irmã de Niterói. Estamos resgatando essa cooperação para renovar nossos laços e fortalecer relações e parcerias que, certamente, serão muito benéficas para ambas as cidades”, destaca o prefeito de Niterói Rodrigo Neves.

Colaboração prevê a realização%2C em 2018%2C de regata com participação de atletas brasileiros e americanosDivulgação

Segundo ele, com a cooperação entre as duas cidades, também ficou acertada a presença de Niterói na feira náutica de Annapolis, considerada a maior dos Estados Unidos, e que será realizada em outubro próximo. O prefeito ainda sugeriu um intercâmbio entre os iates clubes dos dois municípios e a realização de uma feira náutica na cidade fluminense.

“A feira de Annapolis tem tudo a ver com Niterói, pois nossa cidade tem vocação náutica, mas nos falta, hoje em dia, infraestrutura para dar suporte aos entusiastas do esporte. Precisamos de empresas específicas para o setor”, destaca Rodrigo Neves.

Durante o encontro com o prefeito de Annapolis, Michael Pantelides, e os representantes do setor náutico do estado de Maryland, Rodrigo Neves iniciou as conversações para a criação de parceiras na gestão de parques.

A intenção é utilizar a experiência americana no programa Região Oceânica Sustentável, que prevê melhorias no Parque da Lagoa de Piratininga e do Rio Jacaré. O prefeito também acertou detalhes para a realização de um seminário internacional sobre gestão de áreas verdes, que deverá acontecer no segundo semestre de 2017.

Você pode gostar