Por nadedja.calado

Rio - Cabo Frio acaba de conquistar um título inédito. A cidade foi eleita o quinto destino litorâneo mais procurado pelos turistas brasileiros em todo o mundo, segundo pesquisa realizada pelo site de viagens Kayak. O estudo, batizado de Travel Hacker Report 2017, foi realizado durante um ano — entre 1º de abril de 2016 e 30 de abril de 2017 —, junto aos usuários da própria publicação eletrônica. No total foram contabilizadas mais de um bilhão de buscas, englobando reservas de hotéis e de voos, além do período da viagem.

A Praia do Forte e a Praia das Conchas são dois dos cartões-postais da cidade, que ainda abriga as praias do Peró e do FogueteDivulgação

O levantamento realizado pelo site Kayak listou um total de dez destinos litorâneos. Na pesquisa, Cabo Frio ficou atrás apenas de Havana (Cuba), Nápoles (Itália), Brisbane (Austrália) e Lisboa (Portugal). A cidade da Região dos Lagos, contudo, conseguiu se manter à frente do Porto (Portugal), Orlando (Estados Unidos), Miami (Estados Unidos), San Juan (Porto Rico) e Copenhague (Dinamarca) na preferência dos destinos litorâneos.

De acordo com o responsável pelo levantamento da Kayak, Eduardo Fleury, a pesquisa serve para orientar os turistas e também para fomentar a realização de viagens. “Mais do que apenas um conteúdo inspiracional, a pesquisa é uma oportunidade para ajudar os viajantes a conseguir, por exemplo, opções com melhor custo-benefício de voos e hotéis ou até mesmo descobrir qual a melhor época para reservar a viagem e, assim, fazer a escolha de forma mais consciente”, acredita Fleury.

Para a secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, além das belezas naturais, o título conquistado pela cidade se deve também aos últimos eventos ocorridos no município. Entre eles, o Aloha Spirit, por exemplo, que recebeu atletas de todo o Brasil e também do exterior, ajudando na divulgação como um destino turístico.

“Constar entre os primeiros destinos na lista de um portal importante como o Kayak é um reconhecimento do potencial turístico internacional da nossa cidade. Cabo Frio possui todos os elementos necessários para qualificação e melhoria do setor turístico e mostra que estamos no caminho certo”, acredita Fabíola Bleicker.

Rota direta com Argentina

A partir de dezembro, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio vai realizar e receber voos diretos para Buenos Aires, na Argentina. É o que garante a companhia aérea Azul, que ficará responsável pela rota — voos serão semanais, aos sábados, com cerca de três horas de viagem. Até o momento, falta apenas a aprovação das operações por parte das autoridades brasileira e argentina. Caso venha a ser efetivamente liberada, a rota será feita com aviões Embraer 195, com até 118 lugares.

“Queremos oferecer opções mais rápidas para nossos vizinhos portenhos chegarem aos seus destinos preferidos no Brasil. O contrário também acontecerá, já que os brasileiros gostam muito de viajar para Buenos Aires. São novos mercados para explorar e os benefícios vão englobar a todos, trazendo mais conforto e conectividade nas viagens entre os países”, avalia o diretor de planejamento da Azul, Daniel Tkacz.

Você pode gostar