Por rafael.souza

Brasília - A presidente Dilma Rousseff acusou a oposição de querer tirar o seu mandato de forma golpista nesta quinta-feira na cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. "Com Lula, teremos mais força de superar as armadilhas que jogam no nosso caminho", disse durante a cerimônia de posso do ex-presidente Lula na Casa Civil. Segundo ela, desde as eleições de 2014 os oposicionistas "não fazem outra coisa a não ser paralisar o meu governo e tirar o meu mandato de forma golpista", disse.

Enquanto a presidente falava de ação golpista, os presentes na cerimônia no Palácio do Planalto gritavam "não vai ter golpe!".

LEIA TAMBÉM: Sob protestos, Lula toma posse como ministro nesta quinta-feira

Dilma e Lula durante posse do ex-presidente como ministro da Casa CivilRoberto Stuckert Filho/PR

Lula

Dilma afirmou que o momento de crise lhe dá a "magnífica chance" de trazer ao governo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que hoje assume a chefia da Casa Civil. "As circunstâncias me dão a magnífica chance de trazer para governo o maior líder político desse País", afirmou, provocando aplausos e saudações da plateia formada por sindicalistas e aliados.

Dilma destacou que além de ser um grande líder político, Lula "é um grande amigo e companheiro de lutas e conquistas". "Conto com a identidade que ele tem como esse País. É com isso que eu conto Conto com sua incomparável capacidade de olhar nos olhos no nosso povo e de entender esse povo, de querer o melhor para esse povo e também de ser entendido e por ele amado", disse a presidente. Ontem, ao ser oficializado o nome de Lula como ministro, uma série de protestos contrários tomou o País.

Reconhecendo o momento difícil, Dilma disse que a presença de Lula prova que ele tem "a grandeza dos estadistas e a humildade dos verdadeiros líderes". "Isso prova que não há obstáculo à nossa disposição de trabalhar juntos pelo Brasil."

A presidente rechaçou a ideia de que em algum momento os dois estiveram distantes e afirmou que a disposição se seu "querido companheiro" de fazer parte do governo mostra para aqueles que "sempre apostaram na nossa separação" que os dois sempre estiveram e estarão juntos.

Dilma disse que ela e seu antecessor e padrinho político tem em comum "a consciência de um projeto para o Brasil". "Um projeto extremamente generoso para o Brasil que olha sobretudo para seu povo, para aquela parcela do povo que é a mais sofrida e que sempre foi a grande maioria da população, excluída das riquezas desse maravilho País."

A presidente lembrou ainda que trabalhou como ministra de Lula e disse que os dois sempre estiveram do mesmo lado. "E a partir de agora novamente trabalharemos lado a lado, sempre lutamos pelos brasileiros", afirmou. "Pelos brasileiros estamos juntos outra vez", afirmou.

Em uma sinalização de que a chegada de Lula é uma tentativa do governo de reverter a crise política, Dilma fez um aceno a oposição e afirmou que neste momento de dificuldades "não posso prescindir de ninguém". "Nesse momento temos que estar juntos pelo Brasil. Eu, Lula nossa base política, nossa base social e mesmo os opositores que querem o melhor para o País", afirmou. "Podemos todos agir em conjunto", reiterou.

Com informações das Agências Estado e iG

Você pode gostar