São Paulo - O empresário e candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, João Dória Júnior, mandou nesta quarta-feira um recado, por meio de um vídeo, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que a partir desta quinta-feira será o novo ministro-chefe da Casa Civil.
O vídeo foi publicado após a presidente Dilma Rousseff nomear Lula como ministro no lugar de Jaques Wagner, que passará a comandar o Gabinete Pessoal da Presidência da República.
"A minha mensagem vai para você Luiz Inácio Lula da Silva, você que é um sem vergonha e cara de pau. Agora eu descobri que você também é um covarde, covarde com C maiúsculo. Porque você vai se esconder atrás de um ministério para inibir a ação do juíz Sérgio Moro, para se esconder embaixo de um cargo público, isso é falta de coragem", afirmou Dória no vídeo.
"Seu governo acabou hoje Dilma. Você escreveu seu nome na história com a mais vergonhosa administração pública federal da história deste país. E nós, brasileiros, vamos reagir", complementou.
Confira o vídeo de Doria na íntegra:
O Brasil precisa reagir a essa vergonha! #foralula #foradilma #unidospelobrasil
Publicado por João Doria em Quarta, 16 de março de 2016
Em janeiro deste ano, os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interpelaram judicialmente o empresário e pré-candidato tucano. Na petição, eles solicitavam que Doria Jr. prestasse esclarecimentos sobre as declarações que deu sobre o ex-presidente o chamando de "sem-vergonha" e "sem-escrúpulos" e indicando a possibilidade dele ser preso na operação Lava Jato.
Na ocasião Jr. havia dito: "Lula disse que vai ajudar o Haddad na eleição, isso é tudo que eu mais quero [...] É meu sonho de consumo o Lula aqui para defender o Fernando Haddad, mas tem que ser antes de ser preso. Vamos até pedir ao Moro para adiar essa prisão [...]. Lula é um sem-vergonha, um cara-de-pau [...] Haddad é honesto, algo raro dentro do PT que tem manual de como roubar, de usurpar e de mentir", disse o empresário tucano.
No documento, os advogados no ofício à Justiça afirvaram que o petista "tem sido vítima de atos criminosos que buscam associá-lo, de forma irresponsável e mendaz, à prática de condutas irregulares ou ilegais –lançados por pessoas que se colocam no plano político como adversárias do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é fundador".
Os defensores destacaram ainda que Lula não foi condenado em qualquer ação penal. Eles também pediam explicações que justificassem Doria Jr. ter chamado Lula de "sem-vergonha" e "cara de pau" e o embasamento para dizer que o ex-presidente seria preso.