Por rafael.souza

Salvador - Após 19 dias em greve, professores da rede pública municipal de Salvador voltam nesta segunda-feira às atividades. Segundo o presidente da APLB Sindicato da categoria, Rui de Oliveira, a decisão foi tomada em assembleia da categoria, na última sexta-feira.

“Ficou acordado que retornaríamos hoje, enquanto aguardamos o cumprimento da demanda sobre a reserva de carga horária e uma nova rodada de negociações com o governo municipal, nesta semana. Mas uma nova assembleia da categoria vai ocorrer depois da Semana Santa, para que a gente decida sobre uma nova paralisação ou continue com as aulas”, explica Oliveira.

Professores da rede pública em greve fazem manifestação em Salvador Sayonara Moreno/Agência Brasil

Deflagrada no dia 2 de março, a paralisação dos professores municipais foi feita para reivindicar melhores condições de trabalho, melhor estrutura nas escolas e, principalmente, a universalização da reserva de trabalho. A reserva consiste em garantir um terço da carga horária dos professores para atividades extra-classe, como correção de atividades e planejamento de aulas.

Segundo a prefeitura de Salvador, as aulas em 30% das escolas foram afetadas com a greve e devem voltar ao normal a partir desta segunda. Em nota, o órgão informou entender “que a greve poderia ter sido evitada, mas que a decisão pelo fim do movimento mostra o compromisso da categoria com os 150 mil alunos da rede municipal”. Além disso, a prefeitura garantiu que continuará aberta ao diálogo com os professores.


Você pode gostar