Por felipe.martins

Brasília - O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-­tarefa da Lava Jato, disse esperar que a operação siga com independência para atuar, em caso de impeachment da presidente Dilma. Ele deixou um recado implícito para eventual governo do peemedebista Michel Temer.

“Aqui temos um ponto positivo que os governos investigados do PT têm a seu favor. Boa parte da independência atual do Ministério Público, da capacidade técnica da Polícia Federal decorre de uma não intervenção do poder político, fato que tem que ser reconhecido. Os governos anteriores realmente mantinham o controle das instituições, mas esperamos que isso esteja superado”, disse em um recado a governantes em um cenário pós­Dilma.

“Em um País com instituições sólidas, a troca de governo não significa absolutamente nada. Quero crer que nenhum governo no Brasil signifique alterações de rumo no Ministério Público, na Polícia Federal. Deveria ser assim", afirmou ao ser questionado sobre a possibilidade de Temer assumir a Presidência. "Queremos simplesmente que as instituições continuem livres para continuar a fazer o que a lei exige delas", prosseguiu.

Lima fez palestra na Câmara Americana de Comércio Brasil-­Estados Unidos, Amcham, em São Paulo. A fala do procurador faz parte de estratégia do Ministério Público de, diante da possibilidade de queda de Dilma, reafirmar o compromisso com as investigações. (Com Estadão Conteúdo)


Você pode gostar