Por rafael.souza

São Paulo - A juíza Tatiane Moreira Lima enviou mensagem de voz para grupos de amigos magistrados agradecendo o apoio que recebeu após ter sido vítima de um ataque de um agressor no Fórum Butantã. Na quarta-feira, o motorista Alfredo José dos Santos, de 36 anos, invadiu o fórum, deitou a juíza no chão e ameaçou incediá-la com uma garrafa de combustível na mão. A ação foi gravada em vídeo e chocou a cidade.

"Não vou deixar que um maluco impeça que eu faça meu trabalho que eu amo tanto", afirmou a magistrada. Agradeço o carinho enorme de todo o grupo, as mensagens que tenho recebido de vários colegas. Me sinto abraçada, muito querida e muito confortada”

Alfredo José dos Santos aparentava ter problemas psiquiátricos e tinha planos matar a magistrada Tatiane Moreira LimaReprodução Vídeo

O agressor responde a processo criminal por agressão contra a ex-mulher na Vara de Violência Doméstica presidida pela magistrada, no Fórum do Butantã, na zona oeste de São Paulo. O ato foi repudiado ontem pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

O Fórum do Butantã ficou fechado ontem, e não se sabe se haverá expediente hoje. Em nota, Lewandowski disse que o crime contra a juíza “expõe de maneira explícita e cruel a intolerância e brutalidade e é motivo de preocupação para o País”. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou, sem detalhar, que serão tomadas medidas para garantir a segurança dos funcionários do fórum.

O primeiro crime envolvendo o motorista aconteceu em 21 de agosto de 2013. A auxiliar de serviços gerais Andréa Conceição, de 42 anos, voltava para casa a pé quando foi atacada por Santos. Ela foi agredida com socos, chutes e só conseguiu escapar porque gritou por socorro.

Um mês depois, Santos registrou dois boletins de ocorrência na mesma delegacia acusando Andréa de maus-tratos contra o filho de 4 anos. Afirmou também que ela o proibia de visitar a criança. As acusações não foram confirmadas pela polícia. Santos acabou sendo indiciado por crime de violência doméstica e passou a ser processado no Fórum do Butantã.

Ele não se conformava com a postura rigorosa da magistrada nas audiências. Segundo a polícia, Santos prestaria depoimento à juíza às 14h15 de quarta-feira. Chegou antes, no entanto, e entrou correndo pela saída.

Ele carregava material explosivo e incendiou um dos corredores, o que impediu uma ação mais rápida dos seguranças. Em seguida, correu para a sala de audiência onde estava a juíza e a dominou dando numa "gravata". Tatiane foi agredida e jogada no chão.

Você pode gostar