Por gabriela.mattos

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou ontem a liberação da primeira vacina contra a dengue no Brasil. Chamada de Dengvaxia e produzida pelo laboratório francês da Sanofi Pasteur, ela vai custar de R$ 132,76 e R$ 138,53.

A vacina poderá ser aplicada em pacientes de 9 anos a 45 anos, que deverão tomar três doses subcutâneas com intervalo de seis meses entre elas.A Dengvaxia é uma imunização recombinante tetravalente: para os quatro sorotipos existentes da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde. Serão feitos estudos de custo para a distribuição nacional e, caso seja viável, a vacina poderá ser distribuída de graça aos pacientes. A vacina poderá ser comprada por hospitais e clínicas particulares.

Na própria bula da vacina, o laboratório informa que a Dengvaxia não protege 100% dos pacientes. Por isso, ela não substitui as recomendações anteriores do Ministério da Saúde.A aprovação da vacina pelo governo brasileiro ocorreu em dezembro de 2015. Os testes apontaram uma redução de 81% das internações e 93% dos casos graves.

Você pode gostar