Por gabriela.mattos
Brasília - A segunda-feira começa no Congresso Nacional sob o efeito da ressaca das manifestações que mobilizaram milhares de pessoas no domingo que passou. Embora as lideranças dos movimentos de rua estejam divididos (exemplo do MBL e Vem Pra Rua), o indicativo é de que o clima deve ficar pior, segundo os próprios políticos. O ambiente para uma “tempestade perfeita” que afetaria a estabilidade já bem prejudicada do governo Temer vai descambar para aliados, como Renan Calheiros, o alvo principal dos protestos.
Faz de conta
Publicidade
O presidente do Senado se esforça para manter a tranquilidade, mas sua situação é péssima até entre os pares. Em nota distribuída domingo à tarde, Renan garante que “o Senado continua permeável e sensível às demandas sociais”. Até agora não demonstrou isso. 
Filha secretária
Publicidade
Ana Carla Abrão, filha da senadora Lúcia Vânia, presidente do PSB de Goiás e próxima do governador Marconi Perillo (PSDB), será a secretária do prefeito eleito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB).
Torcida
Publicidade
A Emater gaúcha prevê queda de 3% na produtividade média por hectare nesta safra. A esperança é que a colheita de soja fique como é previsto, em 15,8 milhões de toneladas.
Papai Noel magro
Publicidade
A torcida é grande no comércio diante das previsões pessimistas para o Natal. A Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), por exemplo, prevê queda nas vendas entre 5% e 10%. Vinho, azeite, bacalhau e importados estão 10% mais baratos, mas as vendas não estão reagindo.
Água e saúde
Publicidade
Brasília sedia dois grandes eventos internacionais nesta semana. Amanhã, a 20ª Reunião Ordinária da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água e na quinta, a 12ª Reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde.
Triste burocracia
Publicidade
O Brasil se emocionou com o velório dos jogadores da Chapecoense, mas os corpos dos jornalistas da Globo e RBS ficaram horas esperando no aeroporto do Galeão um carimbo da Anvisa.
Miado de gato
Publicidade
Como observou o jornalista de Joinville, João Francisco, o Brasil tem coisas que só dando com gato morto na cara de alguém até que o bicho mie.
Promessa digital
Publicidade
O fim do sinal analógico de TV em São Paulo seguirá o cronograma inicial”. A frase é do ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicação, Gilberto Kassab. A Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert) anotou a promessa na agenda.
Deixa saudades
Publicidade
José de Ribamar Ferreira, o Ferreira Gullar, construiu um legado para a Literatura brasileira. Poeta dos bons, deixa uma obra para a eternidade. O maranhense adotou o Rio de Janeiro e de lá se manifestou sobre política e poesia.
Correndo por fora
Publicidade
Tinha tudo para Lucas de Castro Rivas tornar-se conselheiro do CNJ, mas caiu um desgraça quando Eduardo Cunha foi cassado. A vaga é uma indicação da Câmara, mas o senador Renan Calheiros poderá emplacar Ana Luiza Marcondes, por quem tem um carinho especial.
Todos de olho
Publicidade
A vaga está aberta no CNJ desde maio, quando Fabiano Silveira foi para o Ministério da Transparência, mas foi demitido por se posicionar contra a Lava Jato. A indicação se transformou numa disputa que envolve também ministros do STF, que têm também seus preferidos.
Ajuda dos espíritos
Publicidade
Na semana passada, o ator Edson Celulari anunciou que venceu a luta contra o câncer. O que ele não disse é que, além de fazer o tratamento tradicional, passou pelo médium João de Deus, em Abadiânia (GO).
Comitiva
Publicidade
Quem também frequenta mensalmente a Casa Dom Inácio de Loyola é um senador que aparece sempre com uma BMW e seguranças. Sua presença é notada pelos admiradores do espírita que encantou a apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey.
Ponto Final
Publicidade
O Grupo Rômulo Maiorana, do Pará, escorregou ao publicar peça institucional em homenagem às vítimas do voo da Chapecoense. Se solidarizou “com o acidente”.
?Coluna de Leandro Mazzini