Por caio.belandi
Rio - Conhecido por suas opiniões duras e polêmicas, o pastor e líder da igreja Assembleia de Deus, ministério Vitória em Cristo, Silas Lima Malafaia, foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, para prestar depoimento sobre um suposto empréstimo de contas da igreja para lavagem de dinheiro. O pastor nega a acusação.
Carioca, com 58 anos e formado em Psicologia, Malafaia tem o costume de se manifestar sobre quase todos os assuntos da política nacional, seja em sua conta no Twitter, seja por vídeos no YouTube, principalmente em temas como aborto e homossexualidade. Na lista de desafetos do pastor estão líderes de movimentos homossexuais, lideranças de outras religiões, políticos e jornalistas.
Publicidade
Relembre algumas das polêmicas do pastor Silas Malafaia:
"Amo homossexuais assim como amo bandidos"
Publicidade
Em fevereiro de 2013, em entrevista concedida a Marília Gabriela, Malafaia afirmou não acreditar que dois homens e duas mulheres tenham a capacidade de criar um ser humano. "Se tiver pastor homossexual, ele perde o cargo. Não tenho nada contra homossexuais, mas amo homossexuais assim como amo bandidos", polemizou.
Pastor Silas Malafaia usa as redes sociais para se manifestar sobre política e sociedadeReprodução

A afirmação não foi bem vista entre os psicólogos. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou uma nota de repreensão ao pastor em razão de suas declarações que representaram "atitude desrespeitosa com homossexuais e um tipo de comportamento preconceituoso que não se insere, em hipótese alguma, no tipo de sociedade que a Psicologia vem trabalhando para construir com outros atores sociais igualmente sensíveis e defensores dos Direitos Humanos".

Um abaixo-assinado chegou a circular pedindo a expulsão de Malafaia no conselho, mas uma outra petição, que pedia a permanência do líder religioso, teve mais assinaturas e o registro foi mantido.
Publicidade
Fortuna estimada em 150 milhões de dólares
Ainda em 2013, uma reportagem da revista norte-americana Forbes o classificou como o 3º pastor mais rico do Brasil, com um patrimônio estimado em US$ 150 milhões. Malafaia negou a informação, apresentando um extrato da Receita Federal que mostrava que seu patrimônio seria em torno de quatro milhões de reais.
Publicidade
Em julho de 2013, um vídeo protagonizado pelo pastor repercutiu bastante nas redes sociais. Nas imagens, o líder religioso fala de pessoas que usam a Internet para criticar os pastores e pede para os fiéis não se meterem no assunto. "Vou dar um conselho para você: Fica longe de participar de divisão, de calúnia e de difamação de pastor, fica longe disso. Quer arrumar problema para a tua vida (então) entra nisso", aconselhou. Mais adiante, disse também: "Seu pastor é ladrão? Você não está gostando? Vai para outra igreja. Não se mete nisso não porque não é da sua conta".
Em 2013, Malafaia participou do quadro 'Pra quem Você Tiro o Chapéu%3F', e claro, causou polêmicaDivulgação

Crítica a Associação de Gays e ao cantor Justin Bieber

Em 2014, em qum quadro do programa Raul Gil, o pastor não tirou o chapéu para Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). No mesmo quadro, acusou o cantor americano Justin Bieber de ser "mau exemplo para a juventude do Brasil e do mundo".

Dilma Rousseff e o PT também foram alvos de Silas MalafaiaDivulgação

Campanha contra o PT

Nas eleições de 2014, o pastor também não ficou em cima do muro: publicou vídeo pregando voto contra o PT, ao se dizer "vítima de perseguição política e religiosa do governo”, então comandado por Dilma Rousseff. Malafaia afirmou que o partido queria transformar o Brasil em uma Venezuela ou Cuba. “A cúpula deste partido (PT) está na cadeia, na maior roubalheira da história da nação”, criticou.

Discussão com Ricardo Boechat

No ano passado, a briga foi com o jornalista Ricardo Boechat, da rádio Band News. Durante o programa de Boechat, Malafaia publicava no Twitter críticas ao âncora, que falava de lideranças que incitavam fiés a pratica de intolerância religiosa.

Publicidade
Ao vivo, Boechat reagiu e mandou Silas "procurar uma rola"."Não me encha o saco. Você é um idiota, um paspalhão, um pilantra, tomador de grana de fiel, explorador da fé alheia e agora vai querer me processar. Você gosta é muito de palanque, eu não vou te dar palanque porque tu é um otário”, disse o jornalista, no ar.
Publicidade
Imediatamente, Silas Malafaia respondeu com um vídeo no YouTube e desafiou o jornalista para um debate. "Em qualquer programa, senta na mesa comigo porque eu vou te engolir. Porque tu não tem argumento. Você é bom sozinho, eu quero ver o confronto. E mais uma que você não sabe: a mãe da garota que tomou uma pedrada dessa intolerância ridícula frequenta a minha igreja. Você está por fora", acusou o pastor.
Publicidade
Ainda em 2015, o pastor se manifestou sobre a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de permitir o casamento gay. "'Mais um capítulo da decadência moral daquela nação", tuitou Malafaia.