Por marlos.mendes
Foz do Iguaçu - Está prevista para o fim da noite desta terça-feira (20) a meta de 100 milhões de megawatts-hora (MWh) gerados pela usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, em 2016. A energia seria suficiente para abastecer o planeta inteiro por dois dias; ou a maior cidade do país, São Paulo, por cerca de oito meses; ou ainda o município de Foz do Iguaçu, onde a usina está sediada, por aproximadamente 180 anos. A marca também é relevante por atingir o maior volume de geração de eletricidade, em um ano, de todos os tempos. O recorde anterior era da hidrelétrica de Três Gargantas, na China, que obteve, em 2014, 98,8 milhões de MWh. Atualmente, Itaipu responde por mais de 18% da energia consumida pelo Brasil e 85% do Paraguai.
Itaipu responde por mais de 18% da energia consumida pelo Brasil e 85% do Paraguai.Divulgação

Para o diretor-geral brasileiro a empresa, Jorge Samek, a alta produção é explicada por fatores favoráveis que ocorreram durante este ano. "Nosso rio, o Paraná, é perene. Chove em Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, e a água vem para cá. Costumo explicar que a mesma molécula de água que gera energia em Itaipu, já gerou energia 17 vezes em outras hidrelétricas do país. Em Três Gargantas, na China, o Rio Amarelo (Yangtzé) congela alguns meses do ano e isso explica o motivo deles terem 12 unidades geradoras a mais que nós, mas conseguirmos bater esse recorde".

Na sexta-feira, dia 16, pontualmente às 11h01 de Brasília, Itaipu bateu seu próprio recorde de geração, que era de 96,3 Milhões de MWh, atingido em 2013. Antes da meia-noite do mesmo dia, superou a hidrelétrica chinesa no recorde obtido por eles em 2014. Segundo Samek, Itaipu deve fechar o ano com mais de 102,8 milhões de MWh gerados. "Tivemos muitas chuvas, nenhum problema de transmissão e muito trabalho e demanda, o que explica o resultado".
Publicidade
Mudança política
O recorde mundial de geração de energia chega em um momento de mudança na hidrelétrica de Itaipu. O diretor-geral brasileiro Jorge Samek admite que está de saída. "Eu cheguei aqui há quase 14 anos e, quem vier, vai encontrar um excelente corpo de funcionários para gerir a empresa e garantir novas conquistas", reconheceu Samek, homem de confiança do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e que está no cargo desde a primeira gestão do petista.
Publicidade
A expectativa na empresa, entre os funcionários é que a mudança não altere projetos considerados estratégicos, como o "Cultivando Água Boa", implantado por Samek, de gestão de recursos hídricos com responsabilidade sócio-ambiental e que foi premiado pela ONU em 2015 como a melhor iniciativa de manuseio da água no mundo. Segundo informações, o cotado para o lugar de Samek, por indicação do governo Michel Temer, é o engenheiro especializado em geração elétrica Luiz Fernando Leone Vianna, atual CEO da Companhia Paranaense de Energia, e cuja família tem história em Foz do Iguaçu.